Liderada por Paul Mercer Ellington, neto do lendário Duke Ellington, a Duke Ellington Orchestra actua, a 14 de Abril, no Teatro Municipal de Portimão; a 16 de Abril, no Centro Cultural de Belém; e, no dia seguinte, na Casa da Música.

O concerto em Portimão tem início às 21h30, sendo que os concertos no Porto e em Lisboa começam meia hora antes.

Sobre a Duke Ellington Orchestra

Edward Kennedy "Duke" Ellington foi o compositor mais prolífico do século XX, tanto no número de composições, como na variedade de formas. O seu desenvolvimento foi dos mais espectaculares da história da música, sublinhado por mais de cinquenta anos de realização sustentada como um artista e entertainer. Ele é considerado por muitos como o maior compositor e bandleader da América.

A extensão das inovações de Ellington ajudou a redefinir as várias formas em que trabalhava. Duke sintetizou muitos dos elementos da música americana - a canção menestrel, ragtime, Tin Pan Alley, o blues e as dotações Americanas da tradição musical europeia - num estilo consistente que, apesar de tecnicamente complexo, tem uma franqueza e simplicidade de expressão praticamente inexistente na música erudita suposta do século XX.

Paul Mercer Ellington é actualmente o maestro e bandleader da Duke Ellington Orchestra. É também compositor e produtor. Depois de estrear a sua primeira composição para a Big Band no Avery Fisher Hall, no Lincoln Center, recebeu uma enorme ovação do público.

Sara Novais