“Ouvir músicas em vinil apela aos cinco sentidos e destina-se às pessoas que procuram novas vivências. No suporte digital só é ativada audição”, referiu hoje à agência Lusa a responsável pela comunicação do LX Market, Teresa Lacerda.

A mesma fonte explicou que, tal como lhe disse um convidado, no caso dos discos de vinil, para além da audição, é estimulado o olfato e a visão com as capas e com que está dentro das mesmas, assim como o tato.

A ideia para a criação deste mercado surgiu devido à necessidade demonstrada pelos visitantes do LX Market. “Fomo-nos apercebendo que houve um aumento no número de pessoas que procura discos de vinil”, justificou Teresa Lacerda, acrescentando que “nunca tinha sido feito um grande evento sobre este tema”.

De acordo com a fonte, “este mercado vai ter tudo relacionado com os discos de vinil, desde equipamentos, ao merchandising e aos próprios discos. Vai ter também raridades e peças de coleção”.

Os visitantes poderão, além de comprar discos de vinil, assistir à exibição dos DJ Edgar Raposo e Maria P, ver exposições de capas e de discos remodelados e ainda fotografias promocionais de bandas e artistas como Morrissey, Iggy Pop, The Who, Beach Boys, Bob Dylan entre outros.

Apesar de este evento ser destinado a quem pretenda reviver os anos 60, 70, 80 e 90, será também dirigido aos mais jovens, que, segundo a responsável pela comunicação do LX Market, procuram cada vez mais os discos de vinil devido à qualidade do som. “Daqui a uns anos voltamos ao contrário: usamos o suporte digital para transportar no dia-a-dia, mas depois em casa temos os discos de vinil”, exemplificou Teresa Lacerda, salientando que “esta nova tendência está em expansão pelo mundo inteiro”.

A “Feira do Vinil” é realizada em parceria com a editora 'Record a Day' e visa agregar no mesmo espaço vendedores e editoras independentes que queiram divulgar o seu trabalho.

A iniciativa decorre entre as 11:00 e as 19:00 do próximo domingo, dia 23, no Pavilhão Brasil do LX Factory, em Alcântara, enquanto na rua principal decorre o LX Market.

@Lusa

Newsletter

Fique a par de todas as novidades do SAPO Mag. Semanalmente. No seu email.

Notificações

Os temas quentes do cinema, da TV e da música estão nas notificações do SAPO Mag.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.