O FMM de Sines - cuja 13ª edição decorre de 22 a 24 e de 27 a 30 de Julho, em Sines – faz parte de uma lista de 25 certames internacionais em destaque na revista britânica que especialistas consideram uma das publicações de referência na área de músicas do mundo, lê-se num comunicado da autarquia de Sines.
Africa Festival (Alemanha), Druga Godba (Eslovénia), Festival Interceltique de Lorient (França), Forde Folk Festival (Noruega), Guca Trumpet Festival (Sérvia), Musiques Metisses (França) são alguns dos festivais europeus citados pela publicação.
O Oslo Worl Music Festival (Noruega), o Sfinks Festival (Bélgica), o Sommelo Festival (Finlândia) e o Sziget (Hungria) são os outros certames europeus distinguidos na publicação britânica.
Fora da Europa, são destacados os festivais Chicago World Music Festival e Savannah Music Festival (EUA), o ESP África/Cape Town International Jazz Festival (África do Sul), os Essaouira Gnawa & World Music e Fés Festival of Sacred Music (Marrocos), Festival in the Desert (Mali), o Jodhpur RIFF - Rajasthan International Folk Festival (Índia), La Grande Rencontre (Canadá), Lake of Stars (Malawi), Rainforest Festival, Sarawak (Malásia), Sauti za Busara, Zanzibar (Tanzânia), Ulsan World Music Festival (Coreia do Sul) e WOMADelaide (Austrália).
A galega Mercedes Peón, o senegalês Cheikh Lô e o cabo-verdiano Mário Lúcio são alguns dos músicos que atuam no Músicas do Mundo 2011, de um total de 35 concertos.
O FMM foi criado em 1999 com o intuito de valorizar o castelo de Sines, terra natal de Vasco da Gama. Mostrar a diversidade das expressões musicais do mundo evocando a importância dos contactos inter-culturais decorrentes dos descobrimentos foi, segundo o sítio do FMM, outro objetivo do festival.
SAPO/Lusa
Comentários