
De 8 a 12 de Setembro, o Festival jazz.pt reúne alguns dos nomes mais importantes deste género musical em actividade na Europa, coincidindo com a apresentação pública dos seus trabalhos mais recentes. Para além das editoras com selo português, a Clean Feed e a JACC Records, são três as etiquetas europeias que, em Lisboa, vão lançar os seus discos: da Suécia, a Moserobie; de Itália, a El Gallo Rojo; e, de França, a Quark Records.
A abrir o Festival estão os jovens alemães Grüne e no dia seguinte duas formações lideradas por músicos portugueses: Afonso Pais Trio e Faustino / Roder / Eberhard / Neuser.
No último dia do festival, domingo, ao final da tarde, o encerramento cabe a Hugo Carvalhais com o concerto de lançamento do seu disco, "Nebulosa".
O SAPO Música esteve à conversa com Pedro Rocha Santos, aficcionado do jazz, programador e criador da revista jazz.pt, única publicação dedicada ao género em Portugal, e que deu origem ao festival que hoje arranca.
Com vista para o rio Tejo, a conversa girou em torno do festival e dos desejos para o futuro: na calha está um projecto para um portal online sobre jazz. Pedro Costa, da Clean Feed Records (e também da loja Trem Azul) e Hugo Carvalhais (contrabaixista) também estiveram presentes e partilharam como o SAPO a sua visão do Festival jazz.pt.
Apesar de ter nascido ligado ao Hot Clube (as duas primeiras edições realizaram-se nesse local mítico consumido pelo fogo em Dezembro último), este ano o festival "ocupa" o Cais da Pedra em Lisboa, da discoteca Lux ao clube Odessa, mostrando que o jazz em Portugal vai bem e está a crescer.
Texto: Vera Moutinho
Reportagem: Vera Moutinho e Rita Afonso
Comentários