O maestro finlandês Hannu Lintu vai ser o maestro titular da Orquestra Gulbenkian, a partir da temporada 2023/2024, revelou hoje a Fundação Calouste Gulbenkian.

Hannu Lintu (1967) tem atuado com regularidade com a Orquestra Gulbenkian desde 2016, tendo dirigido cerca de duas dezenas de concertos e, segundo a fundação, em maio de 2023 voltará a dirigi-la num programa dedicado a Dmitri Chostakovitch.

"O grande auditório, e a Fundação Calouste Gulbenkian como um todo, oferecem um contexto único e inspirador para a música e para a arte. Aguardo com expectativa muitas temporadas repletas de momentos altos com os maravilhosos Coro e Orquestra Gulbenkian", afirmou o maestro, citado em comunicado pela fundação.

Com formação em violoncelo, piano e direção de orquestra, Hannu Lintu é o atual maestro principal da Ópera e Ballet nacionais da Finlândia e anteriormente foi maestro principal da Orquestra Sinfónica da Rádio Finlandesa.

A nível internacional, Hannu Lintu vai estrear-se, esta temporada, a dirigir a Orquestra Filarmónica de Nova Iorque e a Sinfónica de Atlanta.

Hannu Lintu sucede, enquanto maestro titular da Orquestra Gulbenkian, a Lorenzo Viotti.