A informação foi confirmada ao site NME pelo guitarrista do grupo, Ed O’Brien, vindo assim contrariar Thom Yorke que, em Agosto passado, terá declarado, em entrevista à revista “Believer”, que os Radiohead nunca mais iriam gravar um álbum, passando a dedicar o seu tempo à edição de EPs e singles digitais.

“Nenhum de nós quer entrar novamente na loucura criativa de um disco longa-duração. Funcionou com o “In Rainbows” porque nós sabíamos onde queríamos ir com ele. Mas todos dissemos que não nos seria possível mergulhar novamente naquilo. Matar-nos-ia. (…) Não consigo pensar em fazer isso novamente. Não que não seja bom, só não consigo suportar a ideia”, terá dito Yorke, na altura, à publicação.

Segundo O’Brien, as sessões de gravação do novo álbum estão previstas para o final do corrente ano, sendo que o novo registo – “um álbum completo” – estará “definitivamente e fisicamente lançado no ano que vem”.

No que toca as declarações de Thom Yorke acima descritas, o guitarrista do grupo garante terem sido mal interpretadas. “Fomos citados erroneamente”, assegurou.

Ed O’Brien declarou ainda que o longa-duração sairá nos formatos de CD e vinil, não dispensando, contudo, o lançamento no formato digital. “Nós amamos a arte da capa, o formato físico é muito importante. E todos gostamos do vinil…”, explicou.

Sara Novais