Miosótis é nome de um grupo de música portuguesa progressiva com origem numa antiga banda de sótão dos finais dos anos 70 que se dedicou à composição e arranjos das suas próprias peças, numa busca continuada de sonoridades alternativas e originais.

Em 2005 foi editado o álbum O Monstro e a Sereia que combina canções escritas nos primórdios da banda com temas compostos no tempo presente. Neste trabalho cruza-se um leque interminável de influências e estilos (desde a balada portuguesa ao jazz, passando por ambientes explicitamente experimentais), bem como uma equipa de preciosos colaboradores entre os quais se destaca o guitarrista Manuel Cardoso, líder do mítico grupo Tantra. Além da música, o grupo aposta fortemente na vertente poética das suas canções, dedicando sempre um cuidado especial às palavras. Por todas estas razões não espantou que O Monstro e a Sereia viesse a ser acolhido duma forma bastante favorável pela crítica especializada nacional e estrangeira.

Em 2007 surge o "Risco" - nome do segundo álbum da banda - editado pela Gaita de Sonhos. Trata-se de uma colecção conceptual de 13 canções (cantadas em português) e 2 instrumentais, onde se pode escutar um leque variado de referências estéticas sempre com o fio condutor do experimentalismo sonoro e da inovação. A paleta tímbrica é também bastante variada, associando o formato normal de banda pop-rock a diversos instrumentos de sopro, cordas e percussão menos usuais na música actual.

A apresentação deste álbum ocorreu recentemente no Festival Internacional Gouveia Art Rock 2007. Os
Miosótis foram a única banda portuguesa a participar neste evento, partilhando o palco com nomes emblemáticos deste género musical, como sejam Robert Fripp, Isildrus Bane ou California Guitar Trio.

Para conhecer melhor os
Miosótis visite:
www.palcoprincipal.com/miosotis

Newsletter

Fique a par de todas as novidades do SAPO Mag. Semanalmente. No seu email.

Notificações

Os temas quentes do cinema, da TV e da música estão nas notificações do SAPO Mag.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.