"Com 89 lotes que vão de 500 a 70 mil dólares, esta é a maior coleção particular de trabalhos de John Lennon que sai ao mercado", afirmou a Sotheby's em comunicado.

Estes desenhos e manuscritos foram criados para duas publicações assinadas por Lennon, "In his Own Write", de 1964, primeiro projeto solo realizado por um membro dos Beatles, e "A Spaniard in the Works", de 1965. Os objetos são propriedade do editor Tom Maschler, que havia levado adiante o projeto destas duas obras para a editora Jonathan Cape.

Entre os lotes mais importantes encontram-se um manuscrito de nove páginas intitulado "The Singularge Experience of Miss Anne Duffield", paródia de Sherlock Holmes e que está avaliado entre 50 e 70 mil dólares.

O original do poema "The Fat Budgie", onde John Lennon apresenta a sua arte do absurdo, foi estimado pela Sotheby's entre 25 e 35 mil dólares. Outros objetos de destaque são um guia satírico de Liverpool (entre 12 e 15 mil dólares) e o desenho de um jovem e seis pássaros que serviu de capa ao single "Free as a bird" dos Beatles (também entre 12 e 15 mil dólares).

O leilão coincide com o 50º aniversário da publicação de "In his Own Write" e com a primeira apresentação dos Beatles nos Estados Unidos.

@AFP

Newsletter

Fique a par de todas as novidades do SAPO Mag. Semanalmente. No seu email.

Notificações

Os temas quentes do cinema, da TV e da música estão nas notificações do SAPO Mag.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.