Gravado no Porto e co-produzido por Francisco Maldonado e pelo Quarteto, "Recado" inclui 12 nobres temas, dos quais se destacam os recriados "Lisboa garrida", "Meu corpo" e "Sou um fado desta idade" -êxitos incontestáveis da célebre fadista Beatriz da Conceição, que, desde sempre, se revelou uma forte inspiração para Joana.

Exímia recriação de uma noite de fados tradicionais, "Recado" conta, igualmente, com três temas inéditos da autora, intercalados com afamados poemas de António Lobo Antunes, Pedro Homem de Mello, Carlos Ary dos Santos, Fernando Perez, António Torre da Guia, entre outros.

Joana Costa: o «fado» de uma vida

Nascida no coração do Ribatejo, Joana Costa evidenciou, ainda jovem, a sua adoração pela música. Aos nove anos, já participara na gravação de um disco, sendo que aos 16, já se distinguia numa revista portuguesa, tão graciosamente que interpretava o fado.

Nos últimos 11 anos, tem-se feito acompanhar por os mais distintos músicos que o fado conhece - Mário Pacheco, José Luis Nobre Costa, Carlos Velez, Carlos Manuel Proença, etc., e partilhado o palco com inúmeras personalidades, tais como António Pinto Basto, João Chora, Diamantina, Teresa Tapadas e Margarida Bessa.

Algumas participações internacionais relevantes preenchem, também, o seu já vasto currículo: além da Turquia e Áustria, Madrid já testemunhou, igualmente, a sua elegância e delicadeza, a sua energia e descontracção, a sua frescura e o seu invulgar poder de interacção com o público, num evento promovido - note-se - pelos membros da família real.

Por cá, a fadista irá exibir o seu novo trabalho no próximo fim-de-semana - dia 14 e 15 de Novembro, pelas 9.45h -, no Café Guarany, situado na Avenida dos Aliados, no Porto. Já na última semana de Novembro (sábado, dia 28), Joana deslocar-se-á a Lisboa, para uma apresentação do álbum na loja Fnac Chiado. A acompanhar a artista nestes eventos, estarão os músicos Samuel Cabral, na guitarra portuguesa, André e Filipe Teixeira, na viola e no contrabaixo, respectivamente.

O "Recado" fica dado.

Sara Novais

Newsletter

Fique a par de todas as novidades do SAPO Mag. Semanalmente. No seu email.

Notificações

Os temas quentes do cinema, da TV e da música estão nas notificações do SAPO Mag.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.