Neste concerto, Ricardo Ribeiro estreia a interpretação do poema "Tarab", de Hasan Ibn al-Missîsi, poeta árabe da Península Ibérica, que viveu no século XI, um texto adaptado pelo catedrático em Estudos Árabes Adalberto Alves, com música do Pedro Jóia.

Os fados “Moreninha da Travessa", "Fado do Alentejo", "A minha Oração", "Povo que lavas no rio" integrarão o alinhamento do concerto, disse à Lusa Ricardo Ribeiro, que bisa a presença na Venezuela, no âmbito das comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades, celebrado segunda-feira.

Ricardo Ribeiro foi distinguido em 2011 com o Prémio Amália Melhor Fadista e colabora há vários anos com Pedro Jóia, reinterpretando temas do repertório de Amália Rodrigues, como “Covilhã, cidade neve” ou “Entrega”, além de tangos, designadamente de Carlos Gardel.

Pedro Jóia editou já cincos álbuns, o mais recente de 2007, “À espera de Armandinho”, no qual toca transcrições para guitarra clássica de obras originalmente compostas para guitarra portuguesa por Armandinho, compositor fadista do início do século XX.

O português Osvaldo Ferreira é atualmente maestro diretor da Orquestra Sinfónica do Paraná, no Brasil. Anteriormente foi diretor artístico da Orquestra do Algarve e do Festival Internacional de Música do Algarve. Ferreira desempenhou as funções de diretor e administrador do Teatro Municipal do Faro, além de ser fundador e diretor musical da Orquestra da Póvoa de Varzim com a qual gravou vários CD com obras de autores portugueses.

Desde 2003 Osvaldo Ferreira é diretor de Orquestra do Festival Internacional de Viana do Castelo, produzido pelo Fairbanks Arts Center Music Festival de S. Diego.

Segundo o portal do Teatro Guiara, em Curitiba, sede da sinfónica do Paraná, “Osvaldo Ferreira é o maestro português com maior número de estreias, encomendas e gravações de obras de autores portugueses contemporâneos”. Como regente “contabiliza mais de seiscentos concertos orquestrais e cerca de 20 óperas”.

A Orquestra Sinfónica da Venezuela, fundada em 1930, é a mais antiga do país e da América Latina.

@Lusa

Newsletter

Fique a par de todas as novidades do SAPO Mag. Semanalmente. No seu email.

Notificações

Os temas quentes do cinema, da TV e da música estão nas notificações do SAPO Mag.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.