O festival, promovido pelo Município de Mora, decorre esta sexta-feira e no sábado, voltando a ser retomado no fim de semana de 19 e 20 deste mês.

A iniciativa vai decorrer num palco colocado em pleno rio Sorraia, em frente à praia fluvial do Parque Ecológico do Gameiro, junto ao Fluviário de Mora, na freguesia de Cabeção.

Com bilhetes a um euro, o evento é composto por quatro espetáculos. Este primeiro fim de semana é marcado, além do concerto da Sinfonietta de Lisboa e do Coro Ricercare, pela atuação do grupo Danças Ocultas, no sábado.

No segundo e último fim de semana do festival, as apostas são na fadista Ana Moura (dia 19), que vai interpretar músicas do seu quinto álbum de originais, intitulado “Desfado”.

As “honras” de encerramento do certame cabem ao Quinteto Lisboa (dia 20), agrupamento que se estreou em setembro do ano passado na Culturgest, na capital.

A formação integra, além dos compositores João Gil e João Monge (fundadores da Ala dos Namorados), os músicos José Peixoto (guitarra) e Fernando Júdice (baixo), com as vozes convidadas de Hélder Moutinho e Maria Berasarte.

O ciclo de concertos, que dedica especial atenção à música portuguesa, é já “uma referência” no panorama “dos festivais de verão” no país e decorre num “cenário idílico”, realçou a organização.

O Festival “Músicas no Rio” centra-se em quatro temáticas diferentes, “o fado, o jazz, a música clássica e a música popular de qualidade”, explicou a autarquia.

O objetivo da organização passa por apostar “numa oferta de prestígio”, com uma programação capaz de atrair “não um público massivo, mas criterioso”.

“O evento pretende oferecer momentos de pura tranquilidade num contexto cultural, paisagístico e inovador, como é o espaço envolvente ao Fluviário de Mora”, assumiu ainda o município.

@Lusa