A iniciativa, realizada principalmente junto à Orquestra Filarmónica de Berlim e à empresa de instrumentos numéricos Korg, pretende mostrar que é possível tecnicamente transmitir ao vivo um som digital com uma frequência de amostragem 128 vezes superior à de um CD, isto é, 5,6 MHz.

Desta forma, mediante a instalação de um programa gratuito e de um conversor digital/analógico compatível, os utilizadores poderão escutar ao vivo uma parte do Festival de Primavera de Música Clássica de Tóquio, no dia 5 de abril, assim como de "Condenação de Fausto de Hector Berlioz", da Orquestra Filarmónica de Berlim, no dia 11 de abril, sob a direção de Simon Rattle.

O objetivo é promover formatos chamados de "alta resolução de áudio", além dos reprodutores e outros acessórios compatíveis dos quais a Sony é especialista.

A qualidade de alta resolução corresponde a formatos de arquivos não comprimidos ou cuja eventual compressão se realiza sem a degradação do sinal original.

Embora tenham cada vez mais serviços de downloads, a diferença para estes concertos é que a transmissão será feita ao vivo.

@AFP

Newsletter

Fique a par de todas as novidades do SAPO Mag. Semanalmente. No seu email.

Notificações

Os temas quentes do cinema, da TV e da música estão nas notificações do SAPO Mag.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.