Em primeiro lugar o novo Cubase contará com uma nova ferramenta, VariAudio, construído directamente no editor de samples do programa (não é um plug-in). Esta ferramenta permite a edição gráfica de pitch, que à primeira vista parece ser prático e intuitivo.

Seguidamente foi anunciado o Reverence, um plug-in que funciona como reverb de convolução, com uma série de samples incluídos, como: wooden church, stadium, New York ballroom, etc. Um botão de informação, revela com precisão o tipo de espaço em que o sample foi gravado. É permitida também a importação de outros samples. Sendo VST3, já se encontra preaparado para surround, o que deverá agradar a compositores áudio que gostam de confundir o seu sentido de orientação.

Existe uma nova máquina de ritmos apelidada de Groove Agent ONE. Arraste um loop e este irá dividir-se em hits individuais, que serão assinalados para os pads. São fornecidos uma série de sons pré-definidos que deverão ser muito úteis.

O instrumento LoopMash pode aguentar até 8 loops, utilizando inteligência artificial para retirar elementos áudio de grooves, sequenciando-os para formar novos loops.

Existem ainda muitas outras novidades, noentanto só nodurante olançamento oficial, apontado para o final deste mês, serão reveladas.

Para mais informações visite: www.steinberg.net

Paulo Costa

Newsletter

Fique a par de todas as novidades do SAPO Mag. Semanalmente. No seu email.

Notificações

Os temas quentes do cinema, da TV e da música estão nas notificações do SAPO Mag.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.