De «Apocalypse Now» a «O Leopardo», passando por «Pulp Fiction» e «O Laço Branco», recorde todos os filmes que ganharam a Palma de Ouro do Festival de Cannes.
Como é que o Festival de Cinema de Cannes se tornou o mais importante do planeta? A história começa nos anos 30 mas teve tantas convulsões que merecia ser alvo de um filme. E a motivação principal foi tão política como artística.
Após a estreia no último Festival de Cinema de Berlim, «Swans» chega ao IndieLisboa, assinado por Hugo Vieira da Silva, que já chamara a atenção dos cinéfilos nacionais com a sua longa-metragem de estreia, «Body Rice».
Uma semana depois de ter acolhido os realizadores João Botelho e Rui Simões, a Coreia do Sul vai apresentar a partir de quinta-feira uma exposição de videoarte portuguesa, com a presença de João Tabarra.
Após documentários tão elogiados como «Lisboetas» e «A Cidade dos Mortos», Sérgio Tréfaut estreia-se na longa-metragem de ficção com «Viagem a Portugal», protagonizado por Maria de Medeiros.
Segundo de uma série de três documentários de Jonathan Demme dedicado ao mítico cantautor canadiano Neil Young, um dos grandes destaques do IndieMusic.
Um grupo de entusiastas acolheu com acenos o lançamento do livro «O Senhor do Adeus - Tertúlia Semanal de Cinema», na Feira do Livro de Lisboa, e o SAPO foi ver o que tinham a dizer os admiradores daquela figura carismática de Lisboa.
Após o sucesso de «Busca Implacável», Liam Neeson regressa ao papel de herói de acção num «thriller» de intriga endiabrada. O SAPO foi à antestreia em Lisboa recolher as primeiras opiniões.
Após uma década de idas ao cinema com o recém-falecido João Manuel Serra, mais conhecido como «Senhor do Adeus», o músico e cineasta Filipe Melo compilou as crónicas dessas experiências num livro, que apresentou ao SAPO.
Estreia na realização de longas-metragens de João Nuno Pinto, que adapta «Criação do Mundo», um conto de Luísa Costa Gomes, com Fernando Luís, Dinarte Branco e o último papel de Raúl Solnado.
Jackie Cooper, que recebeu aos nove anos a nomeação ao Óscar de Melhor Actor pelo filme «Proezas de Skippy», tornando-se o mais novo nomeado de sempre nessa categoria, morreu na terça-feira aos 88 anos, informou o seu agente.
Hernan Reyes é o nome do vilão brasileiro do «blockbuster» de Hollywood «Velocidade Furiosa 5», interpretado por Joaquim de Almeida, que falou com o SAPO sobre o novo filme e os seus papéis mais habituais em Hollywood.
O ursinho de pelúcia laranja mais conhecido do mundo regressa hoje às salas de cinema. O SAPO recorda os 45 anos da ligação da Disney a Winnie the Pooh e conversa no verdadeiro Bosque dos Cem Acres com os cineastas que criaram o novo filme.
Após ter marcado o IndieLisboa o ano passado, Xavier Dolan regressa com o seu novo filme, «Les Amours Imaginaires», e tem honras de abertura do certame.
A oitava edição do IndieLisboa, que hoje começa e se prolonga até 15 de Maio, apresenta menos filmes e menos sessões do que as anteriores, redução justificada pela organização com a falta de dinheiro.
O quinto filme da série «Velocidade Furiosa» está prestes a estrear em Portugal mas nos EUA já é o filme de maior sucesso da saga. O SAPO foi recolher as primeiras opiniões na antestreia em Alcochete, onde não faltou Nuno Markl.
A compilação em livro dos comentários semanais sobre cinema de João Manuel Serra, mais conhecido como «Senhor do Adeus», será lançada esta quinta-feira, 5 de Maio, pelas 21h30, na Feira do livro de Lisboa.
O encerramento dos cinemas do Saldanha Residence, em Lisboa, deveu-se à necessidade de concentrar esforços e, embora dolorosa, não foi uma decisão grave, diz Paulo Branco, que garante continuar a exibição de filmes independentes em 11 salas.
Dwayne Johnson e Joaquim de Almeida juntam-se à equipa que fez o sucesso da série «Velocidade Furiosa» no quinto filme da série, que se revelou um enorme sucesso na estreia nos EUA. O SAPO apresenta em exclusivo quatro minutos do filme.
O filme «Hortas di Pobreza» (Guiné-Bissau, 2010), de Sara Sousa, foi escolhido como a Melhor Longa Metragem na segunda edição do FESTin – Festival de Cinema Itinerante da Língua Portuguesa, que termina hoje.
A versão televisiva do muito elogiado «Mistérios de Lisboa» chega hoje ao DVD e estreia amanhã na RTP, com mais de uma hora de metragem nunca vista no cinema. O SAPO falou com alguns dos actores que renascem na nova versão.
O terceiro filme da saga que teve origem na linha de brinquedos da Hasbro chega ao cinema no final de Junho, uma vez mais realizada por Michael Bay e produzida por Steven Spielberg. O trailer completo já está na internet.
A sala principal do Cinema S. Jorge, em Lisboa, passa a partir de hoje a ostentar o nome do realizador Manoel de Oliveira, que se afirmou «sensibilizado» com a iniciativa da câmara da capital.
Um documentário muito especial, que acompanha Dominguinhos, o principal sanfoneiro do Brasil, numa viagem pelo seu país focado nas regiões onde o instrumento que toca se desenvolveu.