Sem grandes surpresas, os dois favoritos da noite, «Os Descendentes» e «O Artista», dividiram as atenções ao ganhar os troféus de Melhor Filme nas áreas de Drama e Comédia. O Melhor Realizador, porém, foi Martin Scorsese por «Hugo».
As salas de cinema portuguesas perderam cerca de 866 mil espectadores em 2011 comparando com o ano anterior, totalizando 15,7 milhões de bilhetes vendidos, segundo dados oficiais divulgados hoje pelo Instituto do Cinema e do Audiovisual (ICA).
Cinquenta automóveis utilizados nos filmes de James Bond podem ser vistos numa exposição que abre portas amanhã, no mesmo dia em que, há meio século, o famoso agente 007 se estreou no cinema.
Com um total de seis nomeações, «O Artista» lidera a corrida à 69ª edição dos Globos de Ouro, seguido de perto por «Os Descendentes» e «As Serviçais». A cerimónia acontece esta noite e volta a ser apresentada por Ricky Gervais.
Brad Pitt protagoniza «Moneyball - Jogada de Risco», um dos filmes favoritos na corrida aos Óscares e o SAPO foi recolher as primeiras opiniões na antestreia em Lisboa.
O pedido do Bloco de Esquerda para que o Tribunal de Contas faça uma auditoria ao Fundo de Financiamento para o Cinema e Audiovisual (FICA) foi hoje chumbado no Parlamento, depois de o Governo ter assegurado a sua realização.
O PSD considera que o projeto de lei do PS para o cinema, que contempla um alargamento do sistema de financiamento e introduz o investimento direto, discutido hoje no Parlamento, viola a lei e a Constituição.
Os extraterrestres voltam a invadir a Terra no cinema, mas desta vez quem lhes dá luta não está nos EUA mas sim em Moscovo. Veja alguma imagens exclusivas de «A Hora Mais Negra».
O Fantasporto 2012 vai contar com 27 países representados, o maior número de sempre, e vai acolher a antestreia mundial de «A Moral Conjugal» de Artur Serra Araújo, disse o diretor à Agência Lusa.
O Cinema São Jorge e o Goethe-Institut, em Lisboa, recebem entre os dias 26 de janeiro e 03 de fevereiro a 9ª edição do Kino – Mostra de Cinema de Expressão Alemã, disse à Lusa fonte da organização.
O Bloco de Esquerda (BE) quer que o Tribunal de Contas faça uma auditoria ao Fundo de Financiamento para o Cinema e Audiovisual (FICA), um instrumento criado em 2006 para diversificar as fontes de apoio ao setor, mas que está atualmente paralisado.
O Partido Socialista apresenta na quinta-feira no Parlamento um projeto de lei para o cinema que contempla um alargamento do sistema de financiamento e introduz o investimento direto.
«A Pele Onde Eu Vivo», de Pedro Almodóvar, lidera a corrida aos prémios do cinema espanhol, os Goya, com 16 nomeações, entre elas a de Melhor Filme, Realizador, Ator e Atriz, foi hoje anunciado.
A viúva do escritor José Saramago, Pilar del Río, admitiu que é muito difícil que o documentário «José e Pilar», de Miguel Gonçalves Mendes, consiga uma nomeação para os Óscares, porque falta uma indústria que o apoie.
O realizador chileno Raúl Ruiz, que rodou «Mistérios de Lisboa», foi distinguido, a título póstumo, com um prémio do Círculo de Críticos de Nova Iorque, e o filme mudo «O Artista» foi eleito o melhor de 2011, pela mesma organização.
A Directors Guild of America acaba de anunciar os nomeados aos seus prémios anuais e, além das presenças já esperadas de Martin Scorsese, Alexander Payne e Michel Hazanavicius, contam-se as entradas David Fincher e Woody Allen.
O filme «Tabu», do realizador português Miguel Gomes, foi selecionado para a competição oficial do Festival de Cinema de Berlim (Berlinale), que decorrerá de 09 a 19 de fevereiro, anunciou hoje a direção do certame.
A National Society of Film Critics, que reúne mais de 60 críticos de cinema norte-americanos, considerou «Melancolia» o Melhor Filme de 2012 e Kirsten Dunst Melhor Atriz pela mesma película. O Melhor Ator foi Brad Pitt .
«The Monuments Men» vai ser o próximo filme co-escrito e realizado por George Clooney e baseia-se na história real de um grupo de peritos de arte escolhidos pelo governo para recuperar peças roubadas pelos nazis durante a Segunda Guerra Mundial
«Brave», «Lorax», «Madagáscar 3» e «A Idade do Gelo 4» são alguns dos filmes de animação que estão a ser preparados para estrear em 2012. Conheça tudo o que está na calha, com as primeiras imagens de cada um deles.
Robert Downey Jr. e Jude Law regressam aos papéis de Sherlock Holmes e Dr. Watson num dos filmes mais esperados da temporada. O SAPO foi recolher as primeiras opiniões na antestreia em Lisboa.
O presidente da câmara de Bragança, Jorge Nunes, adiantou hoje que a autarquia assegurará a oferta de cinema à população, caso nenhum operador privado se mostre interessado na prestação deste serviço.
A cidade de Bragança, capital de distrito, ficou hoje sem cinema com o encerramento das salas existentes num espaço comercial, o que implica a perda total deste tipo de oferta cultural para a população.