O produtor norte-americano John Lasseter, pioneiro do actual cinema de animação e os realizadores dos estúdios Disney-Pixar vão receber em Setembro o Leão de Ouro de carreira no Festival de Cinema de Veneza, em Itália.
O filme «Push», de Lee Daniels, sobre a vida atribulada de uma adolescente negra nos anos 1980, ganhou o Grande Prémio do Júri da 25.ª edição do Festival de Cinema Independente Sundance, nos Estados Unidos.
As nomeações para os Óscares da Academia acabaram de ser anunciadas pelo seu presidente, Sid Ganis, acompanhado pelo actor, também membro da Academia, Forest Whitaker.
Mike Myers lidera as nomeações aos prémios dos piores do ano no cinema com o seu filme «The Love Guru», mas os Razzies também não esqueceram nomes menos habituados a estas coisas como Al Pacino e M. Night Shyamalan.
O oscarizado actor Philip Seymour Hoffman vai estrear-se atrás das câmaras com o filme «Jack Goes Boating», adaptado de uma peça do circuito «off Broadway», em que também participará como actor.
«Fundação», o épico espacial literário criado pelo incontornável Isaac Asimov, vai ver os seus três volumes iniciais adaptados ao cinema, com o alemão Roland Emmerich atrás das câmaras.
A propósito da tomada de posse de Barack Obama na Presidência norte-americana, recordamos um conjunto de momentos da mais pura motivação em 40 filmes do cinema norte-americano.
A realizadora portuguesa Anna da Palma está a preparar uma longa-metragem sobre Catarina Eufémia, com produção luso-francesa, que deverá rodar em 2010, disse a cineasta à agência Lusa.
Kathleen Byron ficou na memória cinéfila pelo seu papel perturbador em «Quando os Sinos Dobram», mas participou ainda em filmes de David Lynch e Steven Spielberg. Faleceu aos 88 anos, de doença prolongada.
Keanu Reeves vai ser o protagonista da versão em imagem real da célebre série de animação japonesa «Cowboy Bebop», que a Fox está actualmente a desenvolver.
O malogrado «The Man Who Killed Don Quixote», cuja rodagem entrou em colapso em 2000 e nunca foi terminado, regressou às mãos do seu realizador, Terry Gilliam, que já começou a reescrever o argumento.
O mais recente filme de Manoel de Oliveira, "Singularidades de Uma Rapariga Loura", passará em estreia mundial na 59.ª edição do Festival Internacional de Cinema de Berlim.
A estreia de «Watchmen» que esteve por um fio para ser adiada devido a uma disputa legal entre a Fox e a Warner, vai mesmo concretizar-se a 6 de Março. As produtoras chegaram a acordo por uma verba não divulgada.
«O Estranho Caso de Benjamin Button», «Quem Quer Ser Bilionário», «O Cavaleiro das Trevas», «Milk» e «Frost/Nixon» estão a liderar as nomeações aos BAFTA, à imagem do que está a suceder nos outros prémios cinematográficos do ano.
Foi um dos poucos actores hispânicos a conseguir fama duradoura no mundo do cinema, mas o seu papel mais conhecido surgiu na televisão: o de Mr. Rourke, na série «Ilha da Fantasia».
A estrela de séries televisivas como «Danger Man» e «O Prisioneiro», Patrick McGoohan, faleceu aos 80 anos. No cinema, destacou-se em filmes como «Braveheart – O Desafio do Guerreiro», «Scanners» e «Missão no Ártico».
A nova versão cinematográfica de «Karate Kid», que por cá estreou com o título «Momento da Verdade», vai ter um Mr. Miyagi à altura: Jackie Chan vai interpretar o mestre de artes marciais que ensina um garoto a lutar, interpretado por Jaden Smith
«Aquele Querido Mês de Agosto», de Miguel Gomes, candidato por Portugal à nomeação ao Óscar de Melhor Estrangeiro, não vai concorrer à estatueta dourada, tendo ficado de fora de lista de nove pré-nomeados que a Academia acabou de divulgar.
Foi a primeira BD japonesa com um robô gigante como protagonista e um caso sério de sucesso em todo o mundo através da animação televisiva. Nos EUA recebeu o nome de Gigantor e está à espera de luz verde para se estrear na animação por computador