A exposição "Os contos cruéis de Paula Rego" junta, no Museu de l’Orangerie, em Paris, todas as “mulheres, homens, bichos, muitos bichos” do imaginário da artista portuguesa, numa mostra que pretende dar “o reconhecimento que ela merece em França”.
O espetáculo “Simone, o musical” regressa aos palcos a 6 de dezembro, para uma temporada no auditório dos Oceanos, no Casino Lisboa, informou a produtora.
A banda portuguesa D.A.M.A estreou-se hoje na Ásia ao atuar em Macau, o primeiro de quatro concertos nos quais o grupo quer responder à barreira linguística com "energia e portugalidade".
A secretária regional do Turismo e Cultura, Paula Cabaço, disse hoje que a IX Edição do Festival de Órgão da Madeira, que decorre entre 19 e 28 de outubro, visa "promover o património organístico existente na região".
A Porto Editora anunciou hoje que vai passar a publicar a obra de Inês Pedrosa, a partir do próximo ano, com o romance “O Processo Violeta”, e que “Nas Tuas Mãos” é publicado na terça-feira nos Estados Unidos.
Uma “antologia mínima” da poesia de Fernando Pessoa, com versões em fac-símile, dedicada ao músico Júlio Resende, dirigida aos “meros amadores” e preparada para inspirar leitores, chegou este mês às livrarias pela mão de Jerónimo Pizarro, especialista na obra pessoana.
A Plataforma de Cinema, que reúne produtores, realizadores e programadores, espera que a nova ministra da Cultura, Graça Fonseca, tenha uma "visão clara e objetiva" sobre o setor, afirmou à Lusa uma das representantes, Cíntia Gil.
A dramaturga canadiana Carole Fréchette considera que a peça “João e Beatriz”, em cena em Sintra e que escreveu há 20 anos, se mantém atual, porque as pessoas “continuam a ter dificuldade e medo de amar”.
A longa-metragem "Soldiers. Story from Ferentari", uma história da marginalização da comunidade 'gay' na Roménia, dirigida por Ivana Mladenovic, venceu o prémio de Melhor Filme do festival Queer Porto, segundo o palmarés anunciado sábado à noite.
O BE anunciou hoje que chegou a acordo com o Governo para que, no próximo Orçamento do Estado, o IVA do espetáculo reduza dos atuais 13% para os 6%, "um incentivo importante para as artes e para a cultura".
Os D’Alva editam hoje “Maus Êxitos”, disco que marca a busca de uma identidade, mais “coeso e focado” do que o anterior, mas no qual mantêm a mesma diversidade musical, na salada de frutas que é a música pop.
Catarina Sobral, Luísa Ducla Soares, Maria Teresa Maia Gonzalez, Bernardo Carvalho e a associação cultural Andante estão nomeados para o prémio literário sueco Astrid Lindgren, foi hoje anunciado na Feira do Livro de Frankfurt, Alemanha.
A nomeação de Dinis Sousa para maestro assistente do Coro Monteverdi e Orquestras "é uma honra enorme" porque formaliza o trabalho com o britânico John Eliot Gardiner, com quem já está em digressão nos EUA, afirmou o português.
A atriz portuguesa Lídia Franco faz parte do elenco do filme de ação "6 Underground", que o realizador norte-americano Michael Bay está a rodar em Itália, revelou hoje a Academia Portuguesa de Cinema.
O encenador Nuno Carinhas, que no final do ano deixa a direção artística do Teatro Nacional São João (TNSJ), depois de uma década à frente da instituição, disse hoje à Lusa que sai com a sensação “de missão cumprida”.
Os dois concertos que Camané dá, hoje e sexta-feira, no Centro Cultural de Belém (CCB), em Lisboa, encerram o ciclo de trabalhos que tem dedicado a Alfredo Marceneiro, disse hoje à agência Lusa o agente do fadista.
A partir de hoje, qualquer instituição do mundo poderá dispor de uma exposição inédita, em português e inglês, sobre os 20 anos da atribuição do Nobel da Literatura a José Saramago, composta por painéis com texto, fotos e ilustrações.
A canção “Foi Deus”, de Alberto Janes, uma criação para Amália Rodrigues, em 1952, “é a canção portuguesa mais votada” para fazer parte do primeiro "Cancioneiro da União Europeia" (UE), foi hoje anunciado.
A atriz e cantora portuguesa Sofia Escobar interpreta a protagonista feminina principal do musical “O Médico”, uma adaptação de um romance conhecido do norte-americano Noah Gordon, que se estreia a 17 de outubro em Madrid.
A música e ativista Nadya Tolokonnikova, fundadora da banda punk feminista russa Pussy Riot, é uma das convidadas da abertura do Fórum do Futuro 2018, evento que acontece no Porto, entre 4 e 10 de novembro, e considerado um ‘statement político da cidade”, pelo presidente da Câmara do Porto.
Grândola, no distrito de Setúbal, vai dedicar quatro dias à música de intervenção e de protesto, entre quinta-feira e domingo, com exposições, concertos e o lançamento de um CD-Livreto dedicado a José Afonso.
As cidades de Portalegre e da Guarda voltam a receber, na sexta-feira e no sábado, o Festival One Man Band, dedicado ao rock e ao blues e que reúne em palco músicos de cinco países.