O espetáculo "Venezuela", do criador israelita Ohad Naharin para a Batsheva Dance Company, vai ser apresentado a 31 de outubro e 1 de novembro, no Centro Cultural de Belém (CCB), em Lisboa.
A missa do funeral da soprano espanhola Montserrat Caballé vai decorrer na Catedral de Barcelona a 17 de novembro, acompanhada pela Orquestra e o Coro do Gran Teatre del Liceu a interpretar o "Réquiem" de Verdi.
A Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) aprovou a nomeação de Maria Flor Pedroso para diretora de informação da estação pública RTP, anunciou na quinta-feira aquele organismo no seu site.
O quarteto do baterista e compositor norte-americano de Mark Guiliana, abre hoje o 19.º Festival Seixal Jazz, cujo cartaz inclui a pianista e compositora norte-americana Carla Bley, além de Aaron Parks e Kuba Więcek, entre outros músicos.
Os concertos em Lisboa e no Porto dos Tribalistas, banda que junta os brasileiros Marisa Monte, Arnaldo Antunes e Carlinhos Brown, prometem “uma celebração” de 25 anos de parceria.
O escritor brasileiro Álvaro Filho, semifinalista do Prémio Oceanos 2018, acaba de chegar a Portugal com um romance que revisita a situação política no Brasil e com um conto sobre a crise migratória, vencedor dos Novos Talentos FNAC.
O escritor Itamar Vieira Junior, vencedor do Prémio LeYa 2018 com o romance inédito “Torto Arado”, defendeu hoje que “toda a arte é política” e afirmou-se “um escritor humanista empenhado politicamente”.
A possibilidade de ser boa pessoa, numa sociedade dominada pelo egoísmo, pela exploração e pela ganância, domina “A boa alma de Sé-Chuão”, peça de Brecht, que a Companhia de Teatro de Almada (CTA) estreia na sexta-feira.
Dezanove canções de cinco ativistas sul-americanas preenchem o espetáculo “Mulheres do Sul” que Adriana Queiroz concebeu e que, a 27 de novembro, leva ao palco do Teatro Ibérico, em Lisboa, com Lara Li e Luanda Cozetti.
Manuel Alegre, presidente do júri do Prémio LeYa/2018, atribuído ao romance “Torto Arado”, de Itamar Vieira Junior, realçou aos jornalistas "a qualidade literária" da obra que se distinguiu dos restantes, "a uma grande distância”.
O romance “Torto arado”, de Itamar Vieira Junior, vencedor do Prémio Leya 2018, “parte de uma realidade concreta” de “situações de opressão, quer social, quer do homem em relação à mulher”, justificou hoje o júri.
Helder G. Cancela, Rui Nunes, Alexandre Andrade, Gonçalo M. Tavares e Ana Margarida de Carvalho são os finalistas do Prémio PEN Clube, na categoria da narrativa, anunciou hoje aquela organização de escritores.
O novo disco dos Resistência, “Ventos e Marés”, no qual incluíram canções dos GNR e dos Quinta do Bill, é editado na sexta-feira e, no dia 26, a banda sobe ao palco do Coliseu dos Recreios, em Lisboa.
A segunda edição em Londres do festival Iminente, que junta música e arte, decorre entre sexta-feira e domingo e inclui a estreia de uma obra da autoria do artista português Vhils e do DJ britânico Fatboy Slim.
O escritor António Lobo Antunes, em véperas de receber o Prémio Bottari Lattes Grinzane e de inaugurar uma cátedra com o seu nome na Universidade de Milão, disse que se considera um "cidadão comum sem qualquer importância", "grato" por estas distinções.
A presidente do conselho de administração da Fundação Serralves, Ana Pinho, assegurou hoje que foi o diretor demissionário quem retirou 20 obras da exposição Mapplethorpe e admitiu que houve uma alteração à sinalética de aviso para a sala reservada.
A 22.ª edição do Barroselas Metalfest, que se vai realizar entre 26 e 28 de abril de 2019, vai contar com as presenças dos Godflesh, Benediction e The Black Dahlia Murder, anunciou hoje a organização.
A presidente do conselho de administração da Fundação de Serralves, Ana Pinho, reiterou hoje que não houve censura na exposição de Robert Mapplethorpe e salientou que todas as decisões foram tomadas de acordo com o curador da mostra.
O diretor artístico demissionário do Museu de Serralves, João Ribas, esclareceu hoje que só se demitiu após a inauguração da exposição de Mapplethorpe por considerar prioritário abrir a mostra ao público.
O diretor artístico demissionário do Museu de Serralves, João Ribas, reafirmou hoje na comissão parlamentar de Cultura que a exposição de Mapplethorpe que montou foi alvo de censura e afirmou que a palavra “cancelamento” chegou a ser mencionada.
A fadista Katia Guerreiro apresenta, sexta-feira à noite, em Carnaxide, nos arredores de Lisboa, o seu mais recente álbum, “Sempre”, cujo ponto de partida foram as melodias tradicionais de fado, como afirmou à agência Lusa.
O Prémio Literário Nortear, que visa reforçar o diálogo cultural entre Portugal e Galiza, foi atribuído a Sara Brandão, escritora de Vila Nova de Gaia pela obra "Ver", informou hoje a Direção Regional de Cultura do Norte.