O filme mexicano “A Liberdade do Diabo", de Everardo González, recebeu hoje o Prémio Fénix para a Melhor Longa-Metragem, numa cerimónia que decorre no Teatro Municipal Esperanza Iris, na capital mexicana.
A "rebetika", música popular grega, que surgiu nos meios marginais urbanos em finais do século XIX, foi declarada Património Cultural Imaterial da Humanidade, pela UNESCO, informou hoje o Ministério da Cultura da Grécia em comunicado.
O maestro venezuelano Gustavo Dudamel dirige hoje a Real Filarmónica de Estocolmo, no tradicional concerto dos Prémios Nobel, com um programa constituído por peças de Mozart e Richard Strauss.
A Academia Portuguesa de Cinema distinguiu quinta-feira seis realizadores em início de carreira, com os Prémios Sophia Estudante, nas categorias de Ficção, Documentário, Animação e Experimental, na sessão realizada no Centro Cultural de Belém, em Lisboa.
O bailado "O Lago dos Cisnes", na versão coreográfica de Fernando Duarte, acompanhado por um filme de Edgar Pêra, regressa hoje ao Teatro Camões, em Lisboa, interpretado pela Companhia Nacional de Bailado (CNB).
Um triplo CD de Amália Rodrigues, reunindo gravações feitas pela fadista entre 1966 e 1968, é editado hoje, no âmbito do cinquentenário do álbum “Fados 67”, e apresenta “o melhor de sempre” da intérprete.
A soprano Maria Callas (1923-1977) inspirou o escultor grego Nikos Floros, que mostra as suas esculturas na Sala Portugal da Sociedade de Geografia de Lisboa, até dia 15, ao lado do Coliseu dos Recreios, em Lisboa.
Uma exposição que comemora o centenário da "Fonte" de Marcel Duchamp, que subverteu a função e significado dos objetos domésticos, e uma exposição de arte inspirada no amor, fazem parte da temporada do Museu Coleção Berardo para 2018.
Uma exposição dedicada ao pós pop, sobre as ligações entre artistas portugueses e ingleses, e outra com escultura francesa vão marcar a temporada 2018 do Museu Calouste Gulbenkian, em Lisboa, nas coleções moderna e do fundador.
Os suecos Dark Tranquility atuam na edição de 2018 do festival Laurus Nobilis, dedicado ao metal, que irá decorrer de 27 a 29 de julho em Vila Nova de Famalicão, foi hoje anunciado.
Os portugueses The Gift atuam em fevereiro na Union Chapel, em Londres, dando continuidade à digressão de "Altar", o álbum que editaram este ano, foi hoje anunciado.
A exposição permanente da Coleção Moderna do Museu Calouste Gulbenkian, em Lisboa, vai passar a ter três intervenções anuais com a renovação de cerca de 90 obras, para "encorajar o público a regressar", anunciou hoje a diretora.
Os nomes de Phil Mendrix, KRAKE, O Bom, O Mau e o Azevedo integram, este ano, a residência artística "Escola do Rock", que vai decorrer entre os dias 17 e 22, em Paredes de Coura, anunciou a organização.
O parlamento aplaudiu hoje de pé e aprovou por unanimidade um voto de pesar apresentado pelo presidente da Assembleia da República, Ferro Rodrigues, pela morte na semana passada do músico da banda Xutos & Pontapés Zé Pedro.
Histórias de Fernando Pessoa, Bocage, Camilo Castelo Branco e de um manuscrito com mais de 500 anos descoberto por José Leite de Vasconcelos integram o "Livro português das fábulas", uma antologia organizada por José Viale Moutinho.
O filme português “A fábrica de nada”, de Pedro Pinho, conquistou o galardão de melhor montagem dos Prémios Fénix do cinema ibero-americano, entregues na noite de quarta-feira na Cidade do México.
Os atores Joana Bárcia, João Pedro Vaz e Miguel Nunes são os vencedores do Prémio Atores de Cinema da Fundação GDA, anunciados hoje, no Teatro da Trindade, em Lisboa, na gala que encerra a jornada promovida pela organização.
O realizador franco-marroquino Robin Campillo, que na quinta-feira estreia em Portugal o filme "120 batimentos por minuto", considera que falta vontade política e consciencialização da sociedade para acabar com a epidemia da SIDA.
O Monstra – Festival de Animação de Lisboa regressa em 2018, de 08 a 18 de março, para a sua 17.ª edição, que terá a Estónia como país homenageado, foi hoje anunciado.
Os portugueses The Gift iniciam hoje uma série de concertos no Brasil, com uma atuação no Rio de Janeiro, para apresentar ao vivo “Altar”, editado em abril.
A quarta e última parte da tetralogia “Um D. João Português” é apresentada “em meados deste mês”, em Guimarães, onde em janeiro se estreia o espetáculo na sua versão integral, disse à Lusa o encenador Luís Miguel Cintra.