"Respira", a nova aposta espanhola da Netflix, estreou na esta sexta-feira, dia 30 de agosto. A série criada por  Carlos Montero ("Elite")  conta com Manu Ríos ("Elite), Nawja Nimri ("La Casa de Papel"), Aitana Sánchez Gijón ("Mães Paralelas", de Pedro Almodóvar) e Blanca Suárez ("El Internado: Las Cumbres") no principais papéis.

No fim de semana de estreia, o drama médico conquistou o quarto lugar do top mundial da Netflix. Já em Portugal, "Respira" chegou rapidamente à liderança do ranking diário do serviço de streaming, ficando à frente de "O Acidente", "Os Piores Ex", "Emily In Paris" e "Kaos".

Segundo o site FlixPatrol, a produção espanhola chegou ao primeiro lugar do top em oito países.

O drama médico segue o dia a dia caótico de um hospital público de Valência. Com as urgências lotadas e longas listas de espera para consultas e operações, os médicos esforçam-se até ao limite para conseguir salvar as vidas dos pacientes.

Na primeira temporada, uma greve total sem serviços mínimos vai pôr o hospital em xeque. "Os médicos tomam esta medida extrema para tentar consciencializar o público para o caráter essencial do seu trabalho e para se manifestarem contra os cortes insustentáveis que o serviço nacional de saúde está a sofrer. Porém, Biel e os outros internos não sabem se devem juntar-se a uma greve que pode ter consequências fatais para os doentes", adianta o serviço de streaming.

"É neste conflito que vamos ficar a conhecer cada um deles nas suas vidas quotidianas. Quem são estes jovens que se entregam totalmente, assumindo responsabilidades excessivas? E quem são os médicos mais velhos que estão dispostos a arriscar tudo para lutar pelas suas convicções?", questiona a sinopse.

Borja Luna, Ana Rayo, Alfonso Bassave, Macarena de Rueda, Blanca Martínez, Abril Zamora, Xoán Fórneas, ​​Marwa Bakhat e Víctor Sáinz também participam na primeira temporada.