J.K. Rowling viveu no Porto no início dos 1990 e diz-se que se inspirou em vários espaços da cidade enquanto escrevia os livros da saga "Harry Potter". Até agora, muitos fãs acreditavam que a Livraria Lello, conhecida especialmente pelas escadarias em madeira, tinha sido a principal inspiração da autora para criar a Escola de Magia e Feitiçaria de Hogwarts.

Na manhã desta quinta-feira, dia 21 de maio, os fãs do jovem feiticeiro foram surpreendidos com uma revelação da escritora britânica: "Nunca visitei esta livraria no Porto. Não sabia que existia! É linda e gostava que a tivesse visitado, mas não tem nada a ver com Hogwarts".

Depois da revelação de J.K. Rowling, o assunto tornou-se no tema mais comentado no Twitter em Portugal. Em comentários, vários fãs confessaram que não conseguem acreditar, mostrando-se tristes com a notícia.

Leia algumas das reações:

Todos os anos,  jovens de todo o mundo visitam a livraria não à procura de um livro, mas para conhecer o universo que teria inspirado a criadora da história do jovem feiticeiro mais conhecido do mundo. Segundo a revista Time, a escadaria que Rowling descreve em Hogwarts tem como base a que podemos encontrar na livraria da cidade Invicta. Porém, ao contrário do que pensam alguns fãs da saga, nenhuma cena foi filmada na Lello.

Como outras livrarias independentes do país, a Lello esteve prestes a fechar as portas quatro há alguns anos, mas agora recebe perto de quatro mil visitantes diariamente durante a temporada alta.

Para evitar a falência, a direção da livraria teve a ideia de aumentar as atividades culturais e de cobrar uma entrada, que agora é de cinco euros.

O preço de entrada é como um "bónus que é descontado quando se compra um livro", explicou à AFP um dos assessores de imprensa da livraria. O sistema instalado há quatro anos "facilitou a regulação do fluxo de turistas" e "transformou o visitante em leitor", comemorou Aurora Pedro Pinto, presidente do conselho de administração.

Newsletter

Fique a par de todas as novidades do SAPO Mag. Semanalmente. No seu email.

Notificações

Os temas quentes do cinema, da TV e da música estão nas notificações do SAPO Mag.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.