Numa entrevista à jornalista da CNN Christiane Amanpour a propósito do filme "Ad Astra", Brad Pitt falou pela primeira vez da sua reação quando soube que Harvey Weinstein estava a assediar a então namorada Gwyneth Paltrow.

A revelação surgiu no artigo do jornal The New York Times de outubro de 2017 que reuniu várias denúncias de assédio e agressão sexual contra o produtor e foi, mais tarde, contada pela própria atriz no programa de Howard Stern: em 1995, então com 22 anos, Gwyneth Paltrow acabara de ser contratada para o filme "Emma" e tinha mais dois projetos importantes em vista com o estúdio Miramax, "Sliding Doors" e "A Paixão de Shakespeare".

Segundo o seu relato, Harvey Weinstein convidou-a para um "encontro profissional" num quarto do hotel Peninsula Beverly Hills onde lhe tocou de forma inapropriada e, tal como nos relatos de outras denúncias, sugeriu uma massagem. Quando Brad Pitt ficou a saber e o viu na antestreia da peça "Hamlet", disse que o matava se voltasse a fazê-la sentir-se desconfortável.

"Foi o equivalente a atirá-lo contra a parede, energicamente. Foi tão fantástico porque o que ele fez foi usar a sua fama e poder para me proteger numa altura em que ainda não tinha fama ou poder. Ele é o melhor", contou a atriz a Howard Stern em maio de 2018.

Agora, Brad Pitt explicou a Amanpour que agiu por instinto e pela forma como foi criado: "Naquele momento, era um miúdo de Ozarks no terreno [zona montanhosa na área central dos EUA, em que os habitantes partilham valores mais conservadores] e era assim que nos confrontávamos com as coisas. Apenas queria ter a certeza que não ia acontecer mais nada em diante porque ela ia fazer dois filmes".

Sem querer alongar-se no tema específico, acrescentou que o que era interessante é que as dinâmicas profissionais entre homens e mulheres estavam a passar por um reajustamento muito positivo por causa das denúncias e não apenas em Hollywood, o que, salientou, já devia ter acontecido há bastante tempo e é uma história importante que valia a pena contar.

VEJA O MOMENTO DA ENTREVISTA.

Newsletter

Fique a par de todas as novidades do SAPO Mag. Semanalmente. No seu email.

Notificações

Os temas quentes do cinema, da TV e da música estão nas notificações do SAPO Mag.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.