A edição de 2017 do Sumol Summer Fest, na Ericeira, abre a 30 de junho com Ace e Presto, Allen Halloween, Bispo, Black Company, Capicua, Chullage, Dealema, Dengaz, Dillaz, GROGNation, Holly Hood, NBC, NGA, Sam The Kid, Valete, Sir Scratch, Tekilla e Nel Assassin, 18 nomes que formam o projeto "A História do Hip Hop Tuga" e que se juntam para um concerto inédito.

Na conferência de imprensa de apresentação do festival, Capicua falou com o SAPO Mag sobre a homenagem ao hip-hop nacional. "É a minha primeira vez no festival e é uma primeira vez um bocadinho diferente porque não venho a título individual, mas fazer parte deste concerto que vai contar a história do rap português. Venho enquanto uma das convidadas para contar a história, onde vamos tocar deste os primeiros temas dos Black Company até ao que se faz hoje em dia", conta a cantora. "Todos os rappers vão tocar as suas canções mais emblemáticas por ordem cronologia. É um momento especialíssimo e tenho muito orgulho por fazer parte", revela, acrescentando que o "projeto está muito representativo". "A história vai ser bem contada", frisa.

Para Capicua, o hip-hop continua a ganhar força em todo o mundo. "É a música mais ouvida e acho que em Portugal, como temos mais de 20 de história, estamos num ponto de grande amadurecimento enquanto movimento porque crescemos em público e diversidade", defende a rapper do Porto em entrevista ao SAPO Mag.

"Hoje toda a gente ouve um rapper. No passado, as pessoas distinguiam-se na rua pelas calças largas, pela mochila e era aquela tribo fiel. Hoje em dia essa tribo continua, mas há muitas mais pessoas e de todas as idades, de todas as tribos urbanas, que gostam de ouvir rap e que percebem que é um estilo de música como outro qualquer", defende Capicua. "No passado havia preconceito e hoje em dia já não. A prova disso é que a música mais ouvida em todo o mundo", acrescenta.

O Sumol Summer Fest realiza-se nos dias 30 de junho e 1 de julho, no Ericeira Camping. Sean Paul, Post Malone, Digital Farm Animals e Valas são alguns dos cabeças de cartaz.