A peça "O Circo Rataplan apresenta: A Farsa do Mestre Pathelin", uma cocriação do Teatro do Noroeste com a Comuna, tem estreia nacional, em Viana do Castelo, em novembro, na abertura da terceira edição do festival de teatro local.

O espetáculo, a primeira cocriação entre o Teatro do Noroeste - CDV, companhia profissional de Viana do Castelo, e o Teatro da Comuna, de Lisboa, tem dramaturgia e encenação de João Mota e interpretação de Alexandre Calçada, Carlos Paulo, Elisabete Pinto, Hugo Franco, Maria Ana Filipe, Miguel Sermão e Tiago Fernandes.

A terceira edição do festival de Teatro de Viana do Castelo decorre entre os dias 10 e 18 de novembro, no Teatro Municipal Sá de Miranda.

Em comunicado, hoje, a organização do festival, a cargo do Teatro do Noroeste - CDV, destacou o espetáculo "Veneno", de Albano Jerónimo, no dia 16 de novembro.

A programação inclui, no dia 18 de novembro, em matiné, o "Romance da Raposa", pela Companhia de Teatro de Almada, com encenação de Teresa Gafeira.

O festival termina com o espetáculo de ‘stand-up' "Depois do Medo", de Bruno Nogueira.

A peça "Bocage: O mais honesto homem para se amar" da Magiabrangente Produções, com Rita Ribeiro, o "Cartão de Embarque", pela Companhia de Artes Performativas Em Movimento, e o Teatro Art'Imagem com a peça "Os anos que abalaram o nosso mundo", são outros dos destaques da programação apontados pela organização.

"Os cruzamentos disciplinares terão expressão com diversos espetáculos que combinam técnicas como o ‘clown', a dança e as artes visuais. O Teatro do Montemuro e o Absolute Theater, de Inglaterra, apresentam ‘Os 4 Clowns do Apocalipse’, o Teatro Plage o espetáculo para bebés ‘De cá para lá’ e o espanhol Enrique Mendéz, da companhia Jean-Philippe Kikolas, mostra o espetáculo circense ‘Sin Remite’”, especifica ainda a nota.

A comédia histórica "Duelo a muerte del Marqués de Pickman (y lo que aconteció después con su cadáver)", do Teatro La Fundición de Sevilla, e "La vida de los salmones", espetáculo de dança para família do Karlik Danza Teatro, de Cáceres, são as duas propostas espanholas que integram a programação.

A companhia residente no teatro municipal de Viana do Castelo, além da cocriação que abre o festival, vai apresentar os espetáculos "Rottweiler", com encenação de Ricardo Simões, e "Bojador", dirigido por Ana Perfeito.

O Festival de Teatro de Viana do Castelo "conta, em todos os espetáculos, com várias respostas para pessoas com deficiência. Entre elas, o Teatro do Noroeste-CDV aponta a ‘Ver com as Mãos’ (reconhecimento de palco para espetadores cegos ou com baixa visão), e a ‘Gestu’ (tradução simultânea em Língua Gestual Portuguesa)".

A programação inclui "o Digestivo” (conversas pós-espetáculo com os encenadores e intérpretes) e, este ano pela primeira vez, “Sessões Descontraídas” (espetáculos em ambiente mais tolerante quanto ao ruído, para famílias e indivíduos com caraterísticas comportamentais e de comunicação específicas).

Os bilhetes estão disponíveis para venda no Teatro Municipal Sá de Miranda, com preços que variam entre os quatro e os dez euros.

O passe do festival custa dez euros e garante um desconto de 70% no bilhete para todos os espetáculos, podendo ser adquirido a partir do dia 08 de outubro.