Portugal falhou esta terça-feira, dia 14 de maio, a passagem à final do 64.º Festival Eurovisão da Canção, com o representante português, Conan Osíris, a não passar da primeira semifinal do concurso, a decorrer em Telavive, Israel.

No final da transmissão televisiva, o músico confessou estar bem. "Eu estou bem. Amor, olha a minha cara", frisou Conan Osíris através das InstaStories na conta de Instagram do Festival da Canção, da RTP1. No curto vídeo, o artista canta ainda o tema "Mafiosa", de Lartiste.

"Eu tô bem, tu também tá bem/ Todo mundo aqui tá bem (...)  É mafiosa, é mafiosa, é mafiosaSalta o novo e bossa nova", cantou o artista português.

Este ano assinala-se a 64.ª edição do concurso, no qual Portugal participou, pela primeira vez, em 1964, tendo, entretanto, estado ausente em cinco edições (1970, 2000, 2002, 2013 e 2016).

Esta é a nona vez que Portugal falha uma passagem à final do Festival Eurovisão da Canção. Entre 2004 e 2007, inclusive, e em 2011, 2012, 2014 e 2015 Portugal falhou a final.

Os resultados finais resultam da combinação da votação do júri (baseada no ensaio geral que aconteceu na segunda-feira) e do televoto que aconteceu hoje à noite após a transmissão em direto do espetáculo.

Hoje, 17 países países competiam por um lugar na final e destes passaram: Grécia (Katerine Duska, “Better Love”), Chipre (Tamta, “Replay”), Austrália (Kate Miller-Heidke, “Zero Gravity”), Islândia (Hatari, “Hatrið mun sigra”), Sérvia (Nevena Božović, “Kruna”), República Checa (Lake Malawi, “Friend of a friend”), Eslovénia (Zara Kralj & Gašper Šantl, “Sebi”), Estónia (Victor Crone, “Storm”), Bielorrússia (Zena, “Like it”) e São Marino (Serhat, “Say Na Na Na”).

Já Portugal, Montenegro, Finlândia, Polónia, Hungria, Bélgica e Georgia não foram avante.

Este ano, o Festival Eurovisão da Canção é disputado por 41 países, mas apenas 26 atuam na final.

Aos 10 países apurados hoje irão juntar-se outros 10, que serão escolhidos na segunda semifinal, na quinta-feira, entre 18 concorrentes.

Na final, no sábado, aos 20 países apurados nas duas semifinais, irão juntar-se os "Cinco Grandes" (França, Alemanha, Itália, Espanha e Reino Unido) e o país anfitrião (Israel).

Na lista de preferências dos apostadores mantém-se em primeiro lugar, desde 09 de março, a Holanda, que é representada por Duncan Laurence, com o tema “Arcade”.

Newsletter

Fique a par de todas as novidades do SAPO Mag. Semanalmente. No seu email.

Notificações

Os temas quentes do cinema, da TV e da música estão nas notificações do SAPO Mag.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.