"Graças a Deus nunca passei por uma situação dessas [de assédio], nem assisti. Se tivesse assistido, tinha dito ou feito alguma coisa sobre o assunto; tinha apoiado a mulher em questão. Mas nunca me foi apresentada essa situação", contou Daniela Ruah este domingo, 17 de dezembro, no último dia da Comic Con Portugal.

"Acho super importante estarmos a falar porque, mesmo que estas situações tenham acontecido há 20, há 15 ou há 3o anos... temos de falar sobre o assunto. Isto tem-se tornado parte da vivência das mulheres: 'eu tenho de passar por isto para manter a minha carreira'. É uma treta. Apesar de nunca me ter acontecido, fico super emocional a falar do assunto porque é super importante as mulher juntarem-se agora e ganharem força", sublinhou a atriz aos jornalistas.

Daniela Ruah defendeu ainda que é importante não julgar as pessoas, que já foram vítimas de assédio, em relação ao momento que decidem apresentar queixa.  "Não sabemos o que se passa emocionalmente dentro de uma pessoa depois de passar por uma situação dessas. Nós não podemos julgar as pessoas, não podemos. Portanto, acho muito bem que encontrem força nas massas e que continuem", frisou.

"Não é só meio cinematográfico [que há casos de assédio sexual], é em todos os meios. Aliás, uma das maiores polémicas de agora é mesmo no senado, no congresso e na Casa Branca. Têm havido várias situações e não é de maneira nenhuma só na indústria cinematográfica", defendeu ainda a atriz portuguesa.

A atriz Daniela Ruah iniciou a sua carreira no mundo da representação aos 16 anos, na televisão portuguesa, e aos 18 anos partiu para o Reino Unido para estudar na London Metropolitan University.

Em 2007 mudou-se para Nova Iorque para iniciar a sua carreira internacional e estudar na Lee Strasberg Theatre and Film Institute. Dois anos depois, juntou-se ao elenco da série “Investigação Criminal: Los Angeles”, onde dá corpo à agente especial Kensi Blye.

A edição de 2017 da Comic Con Portugal realizou-se nos dias 14, 15, 16 e 17 de dezembro, na Exponor de Matosinhos. Durante os quatro dias, passaram pelo evento artistas nacionais e internacionais de cinema, séries e banda desenhada, que estiveram presentes em painéis com os fãs, sessões de autógrafos e meet & greet.