A XXIII gala dos Globos de Ouro da SIC decorreu na noite deste domingo, 20 de maio, no Coliseu dos Recreios, em Lisboa. A cerimónia foi conduzida por César Mourão, que foi arrancando várias gargalhadas aos presentes.

O galardão de Melhor Atriz de Cinema foi o primeiro a ser revelado. Rita Blanco venceu o prémio, pelo seu papel no filme "Fátima" - na mesma categoria estavam nomeados Anabela Moreira ("Fátima"), Carla Galvão ("A Fábrica de Nada") e Lia Carvalho ("Verão Danado").

Em palco, a atriz agradeceu a Francisco Pinto Balsemão e a todos que acompanham o seu trabalho. "Devo este sítio onde estou ao público", frisou.

Já Nuno Lopes venceu na categoria de Melhor Ator de Cinema, pela sua participação no filme "São Jorge". "Gostava de parabenizar todas as pessoas que continuam a fazer cinema apesar de todas as dificuldades"(...) Já que o 'São Jorge' fala da luta de um pai pelos seu filho, queria dedicar este Globo aos meus pais porque quando lhes disse que queria ser ator estiveram sempre do meu lado, apoiaram-me desde o inicio e deixaram-me seguir o meu sonho", disse o ator.

Logo depois foi entregue o galardão ao Melhor Filme do ano. O prémio foi para "São Jorge", de Marco Martins - “A Fábrica de Nada”, de Pedro Pinho, “Fátima”, de João Canijo, e “Peregrinação”, de João Botelho, também estavam nomeados.

Depois de revelados os vencedores nas categorias de cinema, foram entregues os galardões de teatro. O Globo de Ouro de Melhor Ator de Teatro foi atribuído a Miguel Loureiro, pelo espetáculo "Esquecer".  Já Rita Cabaço recebeu o galardão de Melhor Atriz de Teatro pelas mãos de Sara Matos e João Jesus.

"Sopro" venceu a categoria de Melhor Peça/Espetáculo.  Tiago Rodrigues, autor da peça, agradeceu "à extraordinária equipa do Teatro D. Maria II, sem a qual este espetáculo não existiria", e a todos os teatros e "às famílias que aturam as ausências e apoiam as presenças".

O Prémio Revelação, votado pelo público, foi entregue à cantora Bárbara Bandeira. "Sem vocês nada teria sido possível", frisou a jovem artista. O grupo Calema, o ator João Maneira e o futebolista Rúben Dias também estavam nomeados na categoria Revelação.

Na música, na categoria de Melhor Grupo, o galardão foi entregue aos HMB - D.A.M.A, Ermo e The Gift também estavam na corrida pelo prémio. Raquel Tavares levou para casa o troféu de Melhor Intérprete e o prémio de Melhor Música foi para "Amar pelos Dois" , composta por Luísa Sobral e interpretada por Salvador Sobral.

Já no mundo da moda, Fernando Cabral, Maria Miguel e Alexandra Moura foram os vencedores. No Desporto, Inês Henriques recebeu o Globo de Ouro de Melhor Desportista Feminina e Cristiano Ronaldo o de Melhor Desportista Masculino.

A XXIII gala de entrega de prémios terminou com a homenagem a José Cid, a quem foi entregue o Globo de Ouro de Mérito.

Tudo o que se passa à frente e atrás das câmaras!

Receba o melhor do SAPO Mag, semanalmente, no seu email.

Os temas quentes do cinema, da TV e da música!

Ative as notificações do SAPO Mag.

O que está a dar na TV, no cinema e na música!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOmag nas suas publicações.