De acordo com a organização, na peça “Sem Título”, criada este ano, João Onofre prossegue a investigação que tem vindo a desenvolver sobre a elasticidade das estruturas sensíveis e sensoriais.

Com curadoria de Ana Cristina Cachola, a obra, baseada em cinco álbuns de Carlos Paredes (1925-2004), "faz convergir a poética e sensibilidade conceptual para distinguir o real da verdade".

Esta peça de João Onofre foi criada a partir dos álbuns "Guitarra portuguesa" (1967), "Movimento Perpétuo" (1971), "Espelho de Sons" (1987), "Asas sobre o Mundo" (1989) e "Canção para titi – Inéditos de 1993" (2000).

Os álbuns foram reeditados num novo tema, no qual João Onofre apresenta em sequência cronológica e contínua a respiração de Carlos Paredes no momento da gravação.

O campo de pesquisa de Onofre "tem incluído, desde o início, uma reflexão sobre enunciados (sonoros, visuais, linguísticos, culturais, entre outros) que se sobrepõem constitutiva e, por vezes, desnecessariamente, e é neste terreno crítico que se inscreve a obra 'Sem Título (2016)'", descreve a curadora, num texto sobre a peça.

"Ao longo 14’12’’ é audível toda a atividade respiratória de Carlos Paredes, nos seus cinco álbuns autorais gravados em estúdio", aponta a curadora.

"A (de)composição de Onofre coloca em sequência cronológica a respiração de Paredes no momento da gravação, prosseguindo a investigação que tem vindo a desenvolver sobre a elasticidade das estruturas sensíveis e sensoriais", acrescenta.

Nascido em 1976, em Lisboa, onde vive e trabalha, João Onofre estudou pintura na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa e fez um mestrado em Belas Artes no Goldsmiths College, em Londres.

O trabalho deste artista português tem vindo a ser apresentado em vários museus e galerias internacionais, nomeadamente no MoMA Contemporary Art Center, em Nova Iorque (2002), no Museu Nacional de Arte Contemporânea - Museu do Chiado, em Lisboa (2003), e no Palais de Tokyo, em Paris (2011).

A exposição é inaugurada na quinta-feira, às 22:00, e ficará patente até 15 de dezembro.

Tudo o que se passa à frente e atrás das câmaras!

Receba o melhor do SAPO Mag, semanalmente, no seu email.

Os temas quentes do cinema, da TV e da música!

Ative as notificações do SAPO Mag.

O que está a dar na TV, no cinema e na música!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOmag nas suas publicações.