Na semifinal e na final do evento, o aspeto físico do cantor foi comentado nas redes sociais. "Era um problema que já existia mas que se tornou mais urgente porque houve uma fissura que rebentou", contou o agente de Salvador Sobral, acrescentando que o músico usou roupas largas para disfarçar a saliência na zona abdominal.

Nas redes sociais as opiniões sobre a prestação do cantor dividem-se, tendo as críticas negativas levado Henrique Feist a comentar a situação. "Sim, ele estava doente mas não nos foi explicado absolutamente nada e na realidade não era para isso que lá estávamos. O que interessa é que o ambiente nos bastidores era bastante bom e que todos estavam felizes com a participação na final", frisou na sua página no Facebook.

"Agora, insultos, escárnio e ódio vão realmente afundando a cultura em Portugal e demonstrando a falta de respeito total por ela e pelos artistas, músicos e por aí fora e isso sim, é que é grave. Pode-se não gostar da canção e ter-se preferido outra para a vitória mas descarregarmos as frustrações de uma não vitória com insultos e má educação para com quem ganhou demonstra realmente uma pobreza de espírito e uma pequenez e falta de educação que só dá vontade de dizer o mesmo", acrescentou o músico.