A lista dos nomeados aos Prémios para Melhor Disco Independente do ano 2015, da Independent Music Companies Association (IMPALA), é uma iniciativa da Associação de Músicos Artistas e Editoras Independentes (AMAEI) de Portugal.

Os onze nomeados nacionais são os Pista com “Bamboleio”, Torto com “Escabroso”, os Primitive Reason com “Walk inside: the singles collection”, Les Crazy Coconuts com o álbum homónimo, Tio Rex com “Ensaio sobre a harmonia”, Mulherhomem com “O inverno dos outros”, os Awe com “Wildnorthe”, Ana Deus e Nicolas Tricot com “Bruta”, The Temple com “Serpentiger”, e ainda os álbuns de Nicole Eitner e da banda de Rui Reininho.

Na área internacional, além do álbum dos Belle and Sebastian, estão ainda nomeados seis discos: “Honk machine” dos Imperial State Electric, “Beautiful words” de Oscar, “Mythology” dos Cheatahs, “Everything ever written” dos Idlewild, “And so I watch you from afar” dos The Heirs, e “Pylon” dos Kiling Joke.

Os discos nomeados iniciam hoje um processo de votação entre os membros da AMEI e os “dois vencedores, um em cada categoria, serão anunciados na sexta-feira e seguirão para a lista a votação pelo júri da IMPALA, que é composto por elementos da sua direção".

Os vencedores nacionais dos Prémios IMPALA, nas edições de 2013 e 2014, foram, respetivamente, Peixe:Avião, com o álbum homónimo, e Frankie Chavez, com “Heart & Spine”.

Segundo o comunicado hoje divulgado, a AMEI “defende os interesses dos artistas autoeditados e das editoras independentes, bem como procura organizar, apoiar, reforçar e promover todo o setor da música independente nacional, como associada das internacionais Worldwide Independent Network (WIN) e da Independent Music Companies Association (IMPALA)”.

Segundo a mesma fonte, a IMPALA distingue, anualmente, o setor da música independente através de três tipos de prémios: European Independent Album of the Year, The Annual Outstanding Contribution to European Independent Music e The European Sales Awards.