Lisandro Cuxi, de 17 anos, venceu o concurso a 10 de junho, mas já tinha feito o single há dois anos, depois de ter participado no programa "The Voice Kids".
"Este single fala de Cabo Verde, diz que nunca conheci Cabo Verde porque nunca fui lá, só ouvia falar por causa dos meus avós e que vou fazer dançar Cabo Verde. Nunca meti o pé lá e um dia vou estar lá. É um sonho lá ir", disse à Lusa o jovem cantor, que nasceu em Portugal e foi para França com nove anos, sendo filho de pais cabo-verdianos naturais da ilha de Santiago.
Pouco antes do refrão, pode ouvir-se, em referência a Cabo Verde, "Je te promets que je viendrai te rencontrer. Mon île adorée, je sais déjà qu'on va s'aimer" («Prometo-te que virei encontrar-te. Minha ilha adorada, já sei que nos vamos amar").
Cantando espontaneamente, na entrevista por telefone à agência Lusa, Lisandro Cuxi explicou que tem no refrão uma frase em crioulo: "A tradução é assim: Vou-te fazer dançar o que estou a cantar".
O jovem, que está no 11.º ano, tem o sonho de ser cantor e vai estar em digressão, em França, com os finalistas de The Voice, de 18 de junho a 16 de julho.
"É realmente um sonho ter vencido o programa. Lutei por esta vitória e ainda nem consigo acreditar que ganhei", afirmou.
Como troféu, o cantor conseguiu um contrato de um ano na editora Universal Music para lançar um primeiro álbum e já tem "muitas ideias".
“Vai ser um álbum em francês com uma batida groove, sons urbanos, com um pouco de ‘variété française', pop americano e gostava muito de fazer uma canção onde tivesse algumas palavras em português, pelo menos, no refrão", contou.
O cantor, que nasceu no bairro de Zambujal, no concelho da Amadora, vive em Cannes, no sul de França, começou a cantar com 12 anos e aprendeu com a irmã, a cantora Soraia Ramos.
"Danser" pode ser ouvida aqui.
Comentários