Mais conhecido pelos seus poemas e pelo romance que teve com a escritora Sylvia Plath, poucos são os que sabem que Ted Hughes também escreveu para crianças.

Segundo a editora, Ted Hughes foi “um prolífico e inspirado escritor para a infância, tanto em verso como em prosa”.

Os livros agora publicados contemplam “belíssimas ilustrações em xilogravura” do artista britânico Andrew Davidson.

Originalmente publicado em 1968, “O Homem de Ferro” é uma aventura de ficção científica — que inspirou Brad Bird a realizar, em 1999, a animação “O Gigante de Ferro”, hoje um filme de culto —, “imaginada e escrita como só um grande poeta seria capaz”, considera a editora.

“Delicada na forma, incisiva na mensagem”, esta é uma história para “encantar as crianças e enternecer os adultos”, acrescenta.

O livro conta a história de um enorme homem de ferro, que se alimentava de metal, e que um dia surgiu no alto de um rochedo à beira-mar, sem que ninguém soubesse como tinha sido feito.

As pessoas juntaram-se para acabar com a destruição causada pelo homem de ferro e arquitetaram uma armadilha para o apanhar, mas quando um monstro vindo do espaço ameaça devastar o planeta, é o Homem de Ferro que consegue salvar o mundo.

Um quarto de século após a publicação deste livro, Ted Hughes concebeu, em 1993, uma sequela, que tem como protagonista a Mulher de Ferro.

Ambientada num mundo desolador, ainda e sempre ameaçado de destruição — pela industrialização desenfreada que consome os recursos naturais e ameaça os ecossistemas —, a narrativa, “fortemente simbólica”, faz eco das “preocupações ambientais do autor”, revela a editora, deixando no ar a pergunta: “Conseguirá a Mulher de Ferro ajudar os homens a salvarem-se, e à Terra, da sua insensatez?”.

Ted Hughes nasceu em Mytholmroyd, Yorkshire, Inglaterra, em 1930, e casou-se, em 1956, com a também poeta e romancista norte-americana Sylvia Plath (1932–1963), com quem viveu uma relação intensa e tempestuosa.

Hughes foi poeta da corte britânica entre 1984 e 1998, ano em que morreu, em Londres.

Newsletter

Fique a par de todas as novidades do SAPO Mag. Semanalmente. No seu email.

Notificações

Os temas quentes do cinema, da TV e da música estão nas notificações do SAPO Mag.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.