O francês pisou terras lusas há dois anos, mas é agora, no sunset RFM SOMNII, com a carreira noutro nível, que se apresenta ao público português. Ao SAPO On The Hop, diz que "Prelude" e "Treasured Soul" foram faixas marcantes para o sucesso do seu percurso e que, apesar de já ter uma excelente memória de Portugal, espera construir uma ainda melhor agora que regressa ao nosso país.

Michael Calfan

SAPO On The Hop: Esta não é a tua primeira vez em Portugal. Estiveste cá em 2013. O que mudou na tua carreira desde então?

Michel Calfan: Acho que mudou muita coisa, espero que sim. Trabalhei num novo som e desde as canções "Prelude" e "Treasured Soul" que a minha carreira alcançou um nível superior. Espero que continue assim. Eu tenho uma memória mesmo muito boa do meu último espectáculo em Portugal e estou certo de que este próximo vai ser ainda maior.

Vais estar no norte de Portugal onde, espera-se, estará muito solarengo. O que esperas do público do RFM SOMNII?

Sei que os portugueses gostam de festejar e eu vou fazer com que os portugueses possam aproveitar o mar, o sexo e o sol. Vai ser a primeira vez que vou estar neste evento, mas já vi imagens de edições prévias e parece louco, mal posso esperar.

Preferes fazer sets em sunsets ao ar livre ou discotecas? Qual é que encaixa melhor com o teu estilo, french house?

Eu adoro fazer ambas as coisas e para mim é sempre uma nova experiência. Eu faço música para festivais onde é mais "hands in the air" e faço música para discotecas. Nas discotecas consegues criar uma atmosfera durante todo o set porque tens 1h30min. Num festival tem de ser mais rápido e tu precisas de alcançar o público rapidamente.

Para ti o que é que uma sunset party tem de ter para ser espetacular?

Bom tempo, raparigas bonitas e boa música. Eu vou tocar com artistas espectaculares e tenho a certeza que atmosfera será excelente. Por isso, muito provavelmente, este será uma das melhores sunsets parties do ano.

O Bob Sinclar ajudou-te muito na tua carreira. Ele é um grande sucesso em Portugal. Esperas conquistar este reconhecimento internacional tal como ele conseguiu?

Eu espero bem que sim. Existem tantos artistas incríveis como o David Guetta, o Martin Solveig ou os Daft Punk que representam a música francesa. Eu espero que um dia esteja no top #3 de artistas franceses, por isso lá terei de voltar ao trabalho, eu tenho mais trabalho para fazer.

A nova canção, "Mercy", está a dar os primeiros passos. Qual tem sido o feedback?

O feedback tem sido incrível. É bom que artistas de EDM (Electronic Dance Music) como Martin Garrix, Sunnary James & Ryan Marciano, Avicii e Oliver toquem a tua música, assim como artistas mais underground como The Magician, Sam Feldt, Thomas Jack, Klingande e Bakermat.