SOPHIE, DJ e produtora e compositora de música electrónica, morreu aos 34 anos, confirmou o seu agente ao The Guardian. De acordo com a agência da artista escocesa, a cantora terá sofrido um "acidente súbito" na madrugada deste sábado, dia 30 de janeiro.

"Neste momento, o respeito e a privacidade para a família são a nossa prioridade. Também pedimos respeito aos seus fãs para que anatureza privada desta notícia seja tratada com sensibilidade", frisou o seu agente.

A equipa da artista lembrou ainda que SOPHIE "foi pioneira num novo som, uma das artistas mais influentes da última década". "Não apenas pela produção engenhosa e criatividade, mas também pela mensagem e visibilidade que foi alcançada. Um ícone de libertação", sublinhou a agência.

Nascida em Glasgow, na Escócia, em 1986, SOPHIE esteve nomeada para o Grammy de Melhor Álbum de Dança e Eletrónica com o disco de estreia "Oil of Every Pearl's Un-Insides", tornando-se a primeira artista transgénero a estar na corrida aos prémios mais importantes da música.

Além da carreira solo, também trabalhou com outros artistas. SOPHIE uma das autoras e produtoras de "Vroom Vroom", single do EP de Charli XCX, com quem trabalhou várias vezes.

A cantora também colaborou em "Bitch, I'm Madonna", single da 'rainha da pop' com Nicki Minaj. A canção foi um dos singles do álbum "Rebel Heart", editado 2015.

Em junho de 2019, SOPHIE atuou em Portugal no NOS Primavera Sound, no Porto, e em 2018 subiu ao palco do NOS Alive, em Oeiras.