Este ensaio recebeu o Prémio Independent Press Award in World History, este ano, nos Estados Unidos.

Além de Lurdes Feio e do investigador, que tem dedicado a sua atenção ás origens de Cristóvão Colombo (1451-1506) e à sua atuação enquanto navegador a quem se atribui a descobertas das Américas, nesta sessão participam também os catedráticos Rui Pinto e José Carlos Calazans.

Manuel Rosa é autor, entre outras obras, de “Colombo Português

O homem que enganou os reis espanhóis e serviu o genial rei D. João II”, “O Mistério Colombo Revelado” e "Colombo Português", e ainda do romance histórico "O Segredo da Rainha Velha".

Orquestra de Câmara Portuguesa interpreta Grisey e Haydn, numa encenação de Teresa Simas

A Orquestra de Câmara Portuguesa, sob a direção do maestro Pedro Carneiro, apresenta-se no domingo no Centro Cultural de Belém, num concerto encenado por Teresa Simas.

A orquestra está a celebrar dez anos de existência e abre o concerto com “Partiels”, de Gérard Grisey, seguindo-se a Sinfonia n.º 45 em fá sustenido menor, “Do Adeus”, de Joseph Haydn.

À rarefação quase 'espetral' de "Partiels", sucede a chamada sinfonia "Do Adeus", em que os instrumentos desaparecem um a um, ao longo do último andamento. O facto tem origem numa manifestação de protesto dos músicos da orquestra do príncipe Nikolaus Eszterhazy (1714-1790), em resposta ao prolongamento da estada na residência de verão muito além do que seria de esperar. "Saudosos da família, os músicos pediram a Haydn para intervir, e o compositor, com a maior subtileza, acrescentou um adagio no final da sinfonia em que os músicos se vão retirando sucessivamente até que ficam apenas dois músicos, num claro sinal de que é tempo de terminar”.

O príncipe encerrou a estada de verão em Eszterhaza, no dia seguinte.