O presidente norte-americano Barack Obama anunciou esta quarta-feira as últimas 21 personalidades do seu mandato que vão receber a Medalha da Liberdade.

Trata-se da mais alta distinção do país, destinada 'aos que fizeram contribuições especialmente relevantes para a segurança ou interesses nacionais dos Estados Unidos, para a paz mundial ou outros empreendimentos públicos ou privados significativos'.

A lista inclui várias personalidades de Hollywood: os atores e ocasionalmente cineastas Tom Hanks, Robert De Niro e Robert Redford, a atriz Cicely Tyson, a apresentadora Ellen DeGeneres e o produtor do "Saturday Night Live" Lorne Michaels.

O mundo do entretenimento está ainda representado pelos cantores Bruce Springsteen e Diana Ross, bem como uma figura muito querida dos americanos, o recentemente reformado locutor dos  jogos dos Dodgers Vin Scully, com 88 anos.

Os outros homenageados são os antigos atletas das equipas de basquetebol Los Angeles Lakers e Chicago Bulls, Kareem Abdul-Jabbar e Michael Jordan respetivamente, os filantropos Bill e Melinda Gates, o arquiteto Frank Gehry, a artista e arquiteta Maya Lin (criadora do Monumento aos Veteranos do Vietname em Washington), a ativista Elouise Cobell (a título póstumo), o físico Richard Garwin, a matemática e cientista Margaret H. Hamilton, a almirante e analista de sistemas Grace Hopper (também a título póstumo), o advogado Newt Minow e o reitor Eduardo Padrón.

A entrega da Medalha da Liberdade acontecerá numa cerimónia na Casa Branca a 22 de novembro.

Tudo o que se passa à frente e atrás das câmaras!

Receba o melhor do SAPO Mag, semanalmente, no seu email.

Os temas quentes do cinema, da TV e da música!

Ative as notificações do SAPO Mag.

O que está a dar na TV, no cinema e na música!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOmag nas suas publicações.