"É considerado pelos portugueses o melhor escritor nacional". Esta é frase na lombada do novo livro de José Rodrigues dos Santos que está a dar que falar nas redes sociais. O romance “Sinal de Vida” foi lançado no dia 21 de outubro no Auditório dos Oceanos do Casino Lisboa.

Uma imagem do livro com a citação assinalada divulgada nas redes sociais foi partilhada mais de 270 vezes em menos de seis horas e soma mais de dois mil 'gostos'. "Gosto muito! Mistura de factos históricos com ficção", gracejou um dos internautas na publicação que conta com mais de 700 comentários.

O epíteto em causa poderá basear-se no resultado de um inquérito realizado em 2016 pela organização do Prémio Cinco Estrelas, junto de 28 mil pessoas, no qual o autor da Gradiva foi considerado o melhor escritor de Portugal, embora não haja nenhuma referência a esse estudo na contracapa do novo livro.

“Sinal de Vida” tem como personagem principal o criptanalista português Tomás Noronha. "Esta nova aventura de Tomás Noronha inicia quando um observatório astronómico capta uma estranha emissão vinda do espaço na frequência dos 1,42 megahertz. Trata-se de um aparente sinal de vida. Face a evidência de que um objecto se dirige à Terra a NASA prepara uma missão espacial internacional urgente para ir ao encontro da nave desconhecida e Tomás Noronha é recrutado para a equipa de astronautas", explica o comunicado sobre a sessão de apresentação da obra.