O concurso de fado, com 20 candidatos, realiza-se apenas em Ponte de Sor, começando sexta-feira, segundo fonte da organização.

O Cine-Teatro em Ponte Sor é o palco do concurso, que recebe na sexta-feira José Geadas, prosseguindo no dia 28 de fevereiro, a 2.ª eliminatória do concurso, que conta com a atuação de Maria da Nazaré, que no ano passado editou um álbum em parceria com o fadista António Passão, com o título “Regressos”.

No dia 27 de março, o certame resgata o denominado “fado humorístico”, que teve como cultores Joaquim Cordeiro e Francisco dos Santos, com a atuação de Emanuel Moura.

No dia 24 de abril, canta a algarvia Luana, vencedora, no ano passado, do Grande Prémio do Fado da RTP, e a 29 de maio os Marialvas, grupo que junta os fadistas Rodrigo Pereira, Manuel da Câmara e Carlos Pegado. Anabela, que protagonizou recentemente “Severa, o musical”, atua na final do concurso, no dia 26 de junho.

Por cada eliminatória candidatam-se quatro vozes, sendo uma escolhida para ir à final.

No Entroncamento, no dia 17 de abril, ao palco do Cineteatro sobe José Cid, que em novembro último editou o CD “Fados, Fandangos, Malhões e uma Valsinha”, e, no dia 23 de maio, canta Emanuel Moura.

Em Alpiarça, está agendado, no dia 02 de abril, a atuação de os Marialvas, na Casa dos Patutos, mandada edificar pelo político republicano José Relvas (1858-1929). E ainda nesta vila ribatejana, a 19 de julho, no Festival do Melão, atua Diamantina Rodrigues.

Os músicos residentes do Festfado são Luís Ribeiro, na guitarra portuguesa, Pedro Pinhal, na viola, e Fernando Maia, na viola baixo.

O Festfado tem como “objetivo promover o fado, divulgando e incentivando novos fadistas, apadrinhados pela atuação de autores e intérpretes consagrados”.

O projeto tem curadoria da fadista Dora Maria, que se estreou discograficamente em 2014 com “Mar de Tanto Amar”, ao qual se seguiu, em 2015, “Encontros”, com produção de José Cid e direção musical do guitarrista Custódio Castelo.

Newsletter

Fique a par de todas as novidades do SAPO Mag. Semanalmente. No seu email.

Notificações

Os temas quentes do cinema, da TV e da música estão nas notificações do SAPO Mag.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.