As celebrações têm como principal data o dia 20 de janeiro, feriado municipal em que a fogaça é oferecida a S. Sebastião como agradecimento pela sua proteção contra a peste negra, mas os rituais relacionados com essa cerimónia religiosa já vêm sendo abordados desde o início do mês, em diversas sessões pedagógicas nas escolas EN1 do concelho, para divulgação do teor histórico da iniciativa.

Os jardins-de-infância fazem a mesma divulgação com recurso a encenações do Teatro em Caixa, o Museu Convento dos Loios preferiu apostar em oficinas lúdicas e o Museu de Lamas opta por 'workshops' de expressão plástica, complementando-os com uma exposição sobre processos de restauro em peças votivas.

Já num registo mais formal, está prevista para este sábado a entronização de novos membros da Confraria da Fogaça, o que a autarquia anuncia como "uma das cerimónias mais marcantes" na atividade dessa estrutura, que se dedica ao estudo e promoção do pão doce apontado como a principal referência gastronómica do município da Feira.

No mesmo dia, mas à tarde, realiza-se no Museu do Papel, em Paços de Brandão, a apresentação do livro "Letras e papel selado de Portugal e Ultramar, e respetivas marcas d'água - 1637-1995", de Paulo Barata. Já a noite, por sua vez, está reservada para o concerto de Rodrigo Leão e Scott Matthew no Cineteatro António Lamoso, na Feira, onde os músicos darão a conhecer o projeto "Life is long".

Segue-se, no domingo, o XIV Encontro de Grupos de Cantadores de Janeiras e de Reis", também no Cineteatro, e, na segunda-feira, o encontro no Restaurante Lago, do Europarque, para degustação de fogaça queijos e vinhos, numa iniciativa do Rotary Club da Feira.

No principal dia da festa, a 20 de janeiro, o programa integra: o cortejo cívico das Fogaceiras às 10:30, a missa solene das 11:00 na Igreja Matriz, a procissão das 15:30 pelo centro histórico da cidade, um concurso de desenho aberto a jovens dos 15 aos 23 anos, que queiram registar momentos dessas cerimónias, e, à noite, no Centro de Cultura e Recreio do Orfeão da Feira, o espetáculo de teatro de revista "Ou fizeste, ou estás para fazer", pelo grupo dramático da casa.

Sucedem-se duas apresentações de livros: no sábado 21, na Câmara Municipal, "Doçaria Portuguesa - Norte", de Cristina Castro, e a 22, na Biblioteca Municipal da Feira, "Memórias Fotográficas da Associação e Grupo de Danças e Cantares Regionais da Feira".

Últimas propostas do programa de animação da Festa das Fogaceiras em 2017: no domingo 22, uma visita orientada à Igreja Matriz da Feira e o passeio de BTT da Rota da Fogaça; no dia 25, o espetáculo "Piano Bach", que combina a execução musical de obras desse compositor com videomapping coreografado; e, a 28, o concerto "Harmonic 4 Concept", que leva ao auditório do Europarque um projeto colaborativo envolvendo quatro maestros, quatro bandas filarmónicas da Feira e quatro projetos de Pop Rock "com carimbo local e dimensão nacional.

Newsletter

Fique a par de todas as novidades do SAPO Mag. Semanalmente. No seu email.

Notificações

Os temas quentes do cinema, da TV e da música estão nas notificações do SAPO Mag.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.