Famosos dão-se com famosos e por isso não surpreende que o ator Samuel L. Jackson e a lenda da NBA Magic Johnson tenham passado juntos uns dias de férias na Toscânia, no centro de Itália.

Após fazerem compras, os dois decidiram sentar-se para descansar e claro que não passaram despercebidos, como explicou 'Magic' Johnson nas redes sociais.

"Sam e eu a descansar num banco ontem em Forte dei Marmi, Itália. Os fãs começaram a juntar-se para tirar fotografias connosco".

Na imagem são visíveis sacos Louis Vuitton e ela espalhou-se rapidamente pela Internet porque alguns italianos não sabiam quem eram as estrelas e começaram a partilhar a sua indignação com os dois "imigrantes preguiçosos" a fazer compras em lojas de luxo com "o dinheiro dos contribuintes".

O responsável pela brincadeira foi o comediante Luca Bottora, que pegou na imagem para fazer uma experiência social: criou um meme sarcástico visando Laura Boldrini, uma política atualmente debaixo de fogo pelas políticas progressivas num momento em que existe uma grande divisão na sociedade sobre imigrantes e refugiados, com a imagem de dois deles em lojas luxuosas com "os nossos 35 euros", descrevendo tudo como uma "vergonha".

Muitos caíram na esparrela na zona dos comentários e expressaram a sua vergonha e indignação com a situação, o que levou Bottura a escrever que "o meme foi partilhado milhares de vezes e 40% perceberam a provocação, 30% ficaram indignados e 20% pensaram que eram um meme racista e não tinha reconhecido Samuel Jackson e Earvin Magic Johnson. 10% não sabem ou não respondem".

Sensivelmente ao mesmo tempo, a modelo italiana de origem croata Nina Moric também decidiu fazer uma "experiência social", dizendo que era "realmente demais ver imigrantes com os nossos 35 euros em locais turísticos como Forte Dei Marmi e Milano Marittima".

Vendo as genuínas reações de apoio a essa "posição", Moric escreveu esta segunda-feira que as pessoas usam as redes sociais para "confirmar os seus preconceitos, seja qual for a verdade. Nenhum de nós está imune a este fenómeno. Se acha que os migrantes vêm aqui para acampar a 35 euros por dia, essa publicação vai confirmá-lo. Se acha que a Nina Moric é uma extremista de direita incapaz de ironia, a sua publicação vai confirmá-lo."