Sean Penn esteve na segunda-feira à noite no "The Late Show with Stephen Colbert" para promover o seu primeiro trabalho como escritor e fez uma participação memorável.

Nas redes sociais, os fãs reparam principalmente no seu aspeto algo desgrenhado e principalmente sonolento, algo que o ator atribuiu aos comprimidos que tomou depois de uma noite de insónia.

A tal ponto que, para o tentar estimular, o entrevistador disse-lhe que um dos seus próximos convidados seria o antigo presidente norte-americano Jimmy Carter: "Ele tem 93 anos. Vamos a ver se você consegue trazer mais energia a esta entrevista do que Jimmy Carter na sexta.”

Afinal, isso não foi preciso. Pouco depois, o vencedor de dois Óscares puxou de um cigarro e começou a fumar.

Stephen Colbert, que o tinha visto fazer o mesmo numa entrevista gravada (ao ar livre) e transmitida no dia anterior, estava prevenido e puxou imediatamente de um cinzeiro. O momento já está disponível no YouTube.

Com este gesto, o ator quebrou um tabu com muitos anos na televisão norte-americana e até na sociedade norte-americana: o "Late Show" é gravado em Nova Iorque, onde praticamente é proibido fumar. Nas redes sociais, várias pessoas disseram que o que aconteceu é contra as leis do Estado.

Durante décadas foi habitual ver pessoas a fumarem e até beberem nos talk-shows, mas isso começou a mudar quando a publicidade ao tabaco foi banida da televisão nos anos 70 e a perceção crescente de que o tabaco era negativo. Na década de 80, o hábito tinha desaparecido completamente e informalmente proibido.

Nessa época, a exceção era a atriz Bette Davis, que, desafiante, manteve o hábito que também a tornou famosa nos filmes dos anos 40 mesmo após ser submetida a uma mastectomia que a deixou muito debilitada fisicamente. Quando um entrevistador lhe disse que ela era uma das poucas pessoas a quem era tolerado fumar na televisão americana, esta respondeu que, se não o fizesse, ninguém a iria reconhecer.

Mais tarde na entrevista, Stephen Colbert ainda apelou a Sean Penn para pensar em desistir de fumar.

"Por favor deixe de fumar. Eu não me importo. Os meus pais fumaram quando era criança, portanto dá-me memórias felizes cheirar o fumo dos cigarros, mas sabe que queremos que esteja por cá durante muito tempo e esses são maus para si".

"Isto é segurança profissional para os oncologistas", respondeu Penn, que apagou o cigarro... e acende um segundo na segunda parte.