Três noites de concertos gratuitos na Praça do Comércio, em Lisboa, assinalam, nos dias 29, 30 e 31 a entrada no Ano Novo. Para começar 2018, a convite da EGEAC - Empresa de Gestão de Equipamentos e Animação Cultural, Luís Varatojo preparou um espetáculo ("Super Ano Novo") para revisitar os principais sucessos do pop-rock nacional.

Ana Bacalhau, Ana Deus, Lena D’Água, Luís Portugal, Miguel Ângelo, Rui Pregal da Cunha, Samuel Úria, Viviane e Xana serão os músicos que vão animar a Praça do Comércio depois do tradicional fogo-de-artifício.

Em entrevista à TVI, Rui Pregal da Cunha, fundador e vocalista do Heróis do Mar, revelou que será realizado um tributo a Zé Pedro, guitarrista dos Xutos & Pontapés que faleceu a 30 de novembro. "Nós vamos passar o resto da nossa vida sempre a celebrar um grande amigo [Zé Pedro] e é lógico que no nosso concerto vai haver um momento, que eu não vou revelar", adiantou, frisando que o espetáculo "Super Ano Novo" será "uma grande celebração da nossa língua, da nossa cultura, da nossa música".

O arranque da festa está marcado para esta sexta-feira, dia 29, às 22:00, com a subida de Ana Moura ao palco. Sábado atuam Lura e Bonga, que se encontrarão em palco e interpretarão temas em conjunto.

No dia 31, e antecipando a chegada de 2018, haverá três concertos e um espetáculo de fogo de artifício ao som de música original do duo Beatbombers (Stereossauro e DJ Ride).

Apresentada por Filomena Cautela, a festa começa às 22:00, ao som da soul e do funk de Marta Ren & The Groovelvets. Uma hora depois, atua a banda Capitão Fausto.

Xutos no fim de ano de Albufeira

Os Xutos & Pontapés vão atuar no concerto de passagem de ano dm Albufeira. O concerto na passagem de ano naquela localidade algarvia estava marcado há vários meses e os Xutos & Pontapés quiseram honrar o compromisso, disse a mesma fonte, sem adiantar se o grupo rock português vai ou não continuar a existir depois disso.

À agência Lusa, uma fonte da promotora explicou ainda que os Xutos & Pontapés vão atuar no dia 31 em Albufeira, sem qualquer substituto para o lugar do guitarrista Zé Pedro.

O concerto em Albufeira será o primeiro da banda depois da morte de Zé Pedro. O guitarrista e fundador dos Xutos & Pontapés morreu a 30 de novembro, aos 61 anos. O músico faleceu depois de complicações decorrentes da Hepatite C de que sofria há mais de 15 anos na sua casa, em Lisboa.

Zé Pedro estava doente há vários meses, mas a situação foi sempre mantida de forma discreta pelo grupo, tendo só sido assumida publicamente em novembro, no final do concerto de fim de digressão dos Xutos & Pontapés, no Coliseu de Lisboa.

Antes do último concerto, a 4 de novembro, Tim revelou, segundo a Blitz, que os Xutos estavam a preparar um novo disco. "Já estamos a trabalhar em algumas coisas. Eu gostei muito de fazer o 'Puro' [2014] e o próximo será muito na linha desse. Também não sabemos fazer diferente. Já temos um tema chamado 'Duro' e um outro do João Cabeleira que já está gravado", contou.

"Sementes do Impossível" e "Mar de Outono" são dois dos temas já conhecidos do próximo disco da banda.