O “Três estudos para retrato de Henrietta Moraes” é composto por três pequenas telas – cerca de 35 centímetros por 30 centímetros – que serviram de estudos para o retrato de Henrietta Moraes, uma das inspirações do pintor britânico.

Até agora propriedade da Fundação William S. Paley, empresário norte-americano que fundou a rede de televisão CBS, a obra de 1963 foi avaliada em 30 milhões de libras (cerca de 35 milhões de euros).

Na obra, a execução de Bacon “tem uma potência, uma qualidade, uma confiança que raramente superou neste formato”, segundo a Sotheby's.

O tríptico foi a peça central desta venda organizada numa altura em que decorre a feira de arte contemporânea Frieze na capital inglesa.

Outras obras, de Jean Dubuffet, Andy Warhol, David Hockney ou Gerhard Richter, também foram hoje a leilão.

Em 2013, outro tríptico de Bacon, “Três estudos de Lucian Freud”, foi vendido por 142,4 milhões de dólares (146 milhões de euros) na galeria nova-iorquina Christie's, que o classificou entre as 10 pinturas que atingiram os preços mais altos.

Em junho, um retrato de Lucian Freud foi vendido em Londres por mais de 43,3 milhões de libras (cerca de 50 milhões de euros).