A contestação a nível nacional dos artistas de várias áreas, desde o teatro às artes plásticas, contra o novo modelo de apoio às artes, a falta de incentivos e apoios financeiros, marcou este ano o panorama da cultura.
O álbum homónimo de Mariza, produzido por Javier Limón, editado em maio, foi considerado pela revista britânica Songlines um dos dez melhores de 2018, divulgou a publicação.
Os Ornatos Violeta, separados desde 2002, comemoram o 20.º aniversário do seu segundo e último álbum com um “curto regresso aos palcos”, em julho de 2019, no Festival MEO Marés Vivas, em Gaia, e no NOS Alive, no Passeio Marítimo de Algés.
O ator e ex-modelo Ricardo Carriço, que se estreou discograficamente em 2014, atua “com amigos” na próxima quinta-feira à noite, no Lounge D do Casino Estoril, nos arredores de Lisboa, anunciou este espaço de lazer.
O cantor e guitarrista Manuel Guerra tem um novo trabalho discográfico, inspirado no seu "dia-a-dia" e com músicas dedicadas ao irmão já falecido, e vai apresentá-lo, na quinta-feira, em Évora, a sua cidade natal.
O quinto Festival Internacional de Guitarra de Guimarães (FIGG) decorre de 18 a 29 de dezembro com 15 concertos, 14 ‘masterclasses', um concurso internacional, comunicações, entre outras atividades, indicou hoje a organização.
A exposição “Joan Miró e a morte da pintura” é hoje inaugurada na Casa de Serralves, no Porto, e que integra 11 obras da coleção do Estado português do artista catalão produzidas nos anos 70.
Uma grande exposição retrospetiva da obra de Paula Rego no Reino Unido faz parte da programação de um novo museu que vai abrir no próximo ano em Milton Keynes, nos arredores de Londres.
Colin Stetson, Moon Duo, Pop Dell'Arte, Grails, Lula Pena, Lafawndah, Cave e The Sunflowers são os primeiros nomes avançados pela organização do festival Tremor, na ilha de São Miguel, para a edição de 2019 do certame.
O compositor e regente britânico Thomas Adès regressa hoje a Lisboa para ficar sozinho no palco do Grande Auditório da Fundação Calouste Gulbenkian, a interpretar, em piano, música do compositor checo Leos Janacek (1881-1928).
“Eliete”, de Dulce Maria Cardoso, põe “a vida real e não editada” em contraponto com a vida digital, num romance que explora as “máscaras” que encobrem a “vida normal” das pessoas, a mudança e a identidade do país.
Uma nova promotora musical, de nome Gig Club, vai organizar concertos por subscrição, em que os sócios pagam uma subscrição anual que garante prioridade nos eventos organizados, e anunciou hoje os primeiros nomes, incluindo Kamasi Washington.
A banda desenhada japonesa futurista "Akira", de Katsuhiro Otomo, é reeditada esta semana em Portugal, numa edição restaurada e revista pelo autor, 36 anos depois da primeira publicação, revelou a editora JBC Portugal.
A ópera eletrónica "Metanoia", que se estreou a 17 de novembro no Mosteiro da Batalha, vai ter exibição mundial através do Streaming Museum, anunciou hoje a direção do monumento património da mundial da UNESCO.
A exposição da terceira edição do Prémio Paula Rego, com uma seleção de 34 obras de alunos da Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa (FBAUL), vai ser inaugurada na quinta-feira, foi hoje anunciado.
GNR, Ana Bacalhau com a Orquestra Sinfónica de Jovens, JP Simões e Bruno Nogueira são alguns dos artistas que constam da programação cultural de Santa Maria da Feira até março de 2019, revelou hoje a autarquia.
O fadista Camané não tem ainda planos para o próximo álbum, mas prepara nesta fase um projeto com Mário Laginha, com concertos marcados para o próximo ano, e admite poder vir a gravar alguns temas dessa colaboração.
O escritor cabo-verdiano José Luís Tavares venceu o Prémio Imprensa Nacional Casa da Moeda (INCM)/Vasco Graça Moura, que este ano foi dedicado a trabalhos de poesia inédita, escrita em língua portuguesa.