Depois de quase dois meses em pausa, as gravações das produções da TVI vão regressar. "Tendo por base as recomendações da Direção-Geral da Saúde (DGS) para prevenção da COVID-19, as orientações da Portugal Film Comission e as propostas de medidas sanitárias preventivas do Agrupamento Português de Técnicos de Audiovisual, a Plural Entertainment retoma, no próximo dia 18 de maio, as gravações das novelas que foram interrompidas em março devido à pandemia provocada pelo novo coronavírus", confirmou o canal.

Em comunicado, a TVI frisa que, "para garantir um regresso seguro ao trabalho para os profissionais e colaboradores da Plural", serão implementados "novos métodos de trabalho, de higiene e segurança, que visam a salvaguarda da saúde de todos".

De acordo com o Plano de Contingência Plural Entertainment, os textos das produções de ficção "serão adaptados de forma a limitar os contactos físicos e aglomerados de pessoas no mesmo local". "A figuração será retirada de todas as cenas gravadas em estúdio e em exteriores estará reduzida ao mínimo", frisa o canal.

"Sempre que as filmagens ocorram em espaços interiores, a equipa será também reduzida ao mínimo indispensável e todos os equipamentos técnicos serão desinfetados antes de serem utilizados", avança a TVI.

Segundo o plano, na semana que antecede o início das gravações, serão efetuados testes de despistagem à COVID-19 a todos os colaboradores da Plural. "No regresso ao local de trabalho, será feita monitorização bidiária da temperatura corporal dos colaboradores e todos receberão EPIs apropriados – Kit individual de viseira, máscaras, luvas e proteção de sapatos – bem como solução alcoólica para desinfeção das mãos", explica o canal.

Segundo a nota enviada à imprensa, nos estúdios,  estará presente um profissional de saúde "para acompanhar todo o processo de retoma das gravações". "Nas instalações da Plural existem dispensadores de álcool-gel nas entradas e em zonas comuns (estúdios, salas, espaço de refeições, cenários) e será assegurado o reforço da limpeza permanente do interior do edifício incluindo zonas comuns e espaços de refeição", acrescenta o canal.

"Todos os procedimentos estão a ser assegurados para que se cumpram as regras básicas de limpeza e higienização definidas pela DGS, as regras de etiqueta respiratória e a distância social recomendada de 1,5 metros sempre que possível", frisa a TVI, acrescentando que é "obrigatório o uso de máscaras em espaços comuns no interior dos edifícios e nas viaturas de transporte".

Já durante as gravações, toda a equipa técnica e de produção deverá utilizar viseira/máscara cirúrgica dentro da área de trabalho. "Os atores deverão usar igualmente a máscara sempre que não estejam a gravar ou em processo de maquilhagem", explica a estação de Queluz de Baixo.

De acordo com o Plano de Contingência Plural Entertainment, todas as roupas e acessórios de cena serão pulverizadas e desinfetadas antes de serem utilizados pelo ator.

O catering será assegurado em local que permita o devido distanciamento social e as refeições servidas em embalagens individuais em regime de take away. Já as viaturas de transporte "serão alvo de desinfeção e higienização permanente por parte dos seus motoristas e a circulação dentro das instalações da Plural deve ser restrita ao necessário".

"Todas as medidas implementadas serão sujeitas às necessárias alterações, sempre que existam diretrizes governamentais que as justifiquem. A Plural e a TVI tudo farão para garantir o cumprimento destas normas fundamentais, assegurando a saúde e segurança de todos os seus colaboradores", remata o canal.

Newsletter

Fique a par de todas as novidades do SAPO Mag. Semanalmente. No seu email.

Notificações

Os temas quentes do cinema, da TV e da música estão nas notificações do SAPO Mag.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.