O Dia da Terra celebra-se a 22 de Abril e um pouco por todo o lado realizam-se eventos e programas especiais para assinalar.

Na televisão portuguesa teremos direito a uma programação variada de entre a qual se destaca a do National Geographic Channel (NGC) e do NGC Mobile que vão emitir no dia 22 de Abril, a partir das 20h20, um especial sob o tema «Os Oceanos».

Para alertar as pessoas da importância dos oceanos - que nos fornecem mais de metade do oxigénio que respiramos, 100 milhões de toneladas de comida por ano e que absorvem um quarto do dióxido de carbono que libertamos para a atmosfera -, o NGC explorou abismos subaquáticos para revelar alguns dos mais fascinantes mistérios dos oceanos e dar a conhecer a vida marinha de alguns dos locais mais recônditos.

«DIA DA TERRA 2010» é composto por três documentários («Mergulhar num Labirinto», «O Éden dos Tubarões» e «Oásis Subaquático») que acompanham três equipas de exploradores de elite da National Geographic - de destacar o antropólogo Dr. Kenny Broad, o ecologista Dr. Enric Sala e o ambientalista Dr. Mike Fay -, à medida que estudam o comportamento dos tubarões ou animais que desapareceram há mais de mil anos. Cada documentário mostra imagens espectaculares, incluindo imagens raras de recifes de coral quase inexplorados e de cavernas subaquáticas repletas de estalagmites em espiral.

Em «Mergulhar num Labirinto», às 20h20, o Dr. Broad explora misteriosas cavernas subaquáticas que funcionam como cápsulas do tempo, em estado líquido, e que foram um grande contributo para compreendermos como a grande maioria de formas de vida das Bahamas desapareceu há cerca de mil anos.

Pelas 21h15, em «O Éden dos Tubarões», o Dr. Sala aventura-se pelas Ilhas Line onde os tubarões são reis e senhores e onde os humanos raramente vão. A equipa encontra, não só, dez vezes mais tubarões do que num recife normal, como as suas descobertas põem em questão tudo o que se sabe actualmente sobre os ecossistemas dos recifes.

Em «Oásis Subaquático», pelas 22h15, podemos ficar a conhecer a vida presente numa duna fossilizada composta por pináculos e grutas profundas que se esconde a cerca de cinco quilómetros da costa da África do Sul.

Adicionalmente, o NGC vai promover, em www.natgeo.pt e entre os dias 22 de Abril e 13 de Maio, um passatempo com oferta de uma viagem às Bahamas. O vencedor do passatempo e o seu acompanhante poderão mergulhar no mar desta ilha paradisíaca e explorar os seus recantos.

(cont.)

Por sua vez, o MEO VideoClube celebra o «Dia da Terra» também com conteúdos National Geographic Channel.

«Mistérios da Terra: Os Perigos da Pesca», «Mistérios da Terra: A Contaminação das Águas» e «Mistérios da Ciência: Degelo da Idade Média» são os documentários em estreia no dia 22 de Abril no MEO VideoClube na categoria «Documentários» > «National Geographic».

O principal objectivo do «Dia da Terra» é chamar a atenção para as questões relacionadas com o meio ambiente, apoiando programas ambientais pela construção de um Planeta seguro, saudável e mais limpo. Para celebrar este dia o Meo VideoClube disponibiliza conteúdos para sensibilizar para esta realidade.

«Mistérios da Terra: Os Perigos da Pesca»:
Surpreendentemente, a diminuição dos bancos pesqueiros não é mais do que o início desta história um tanto ao quanto estranha. Os investigadores suspeitam que a confusão que reina hoje em dia nos oceanos pode vir a desencadear uma série de incríveis transformações globais.

«Mistérios da Terra: A Contaminação das Águas»:
Começam a transparecer alguns sinais chocantes que indicam que os subprodutos da vida moderna, que deitamos fora despreocupadamente estão a alterar o sistema hidráulico do Planeta que une rios e mares e, que influencia profundamente a vida na Terra.

«Mistérios da Ciência: O Degelo da Idade Média»:
Há 18 mil anos, uma súbita mudança no clima pôs fim à era gelada que durou alguns milhares de anos. O gelo derretido fez com que os níveis do mar subissem e delimitassem as linhas costeiras como as conhecemos hoje em dia e as novas formas dos glaciares voltaram a esculpir a paisagem. Hoje em dia, o mundo está a aquecer a uma velocidade semelhante. Que lições podemos tirar do passado para conseguirmos sobreviver no futuro?

O MEO VideoClube está ainda a disponibilizar aos seus clientes documentários de todo tipo de viagens e destinos do Travel Channel.

Na nova área de conteúdos dedicados a viagens encontram-se documentários com relatos das mais variadas experiências pelo nosso planeta que abordam os mais diversos temas: desde a cultura, natureza, gastronomia, locais mais luxuosos, entre outras temáticas.

Peru, Maurícias, Caraíbas, África do Sul e Suíça são alguns dos destinos disponíveis aos quais se pode aceder na categoria «Documentários» > «Viagens».

Newsletter

Fique a par de todas as novidades do SAPO Mag. Semanalmente. No seu email.

Notificações

Os temas quentes do cinema, da TV e da música estão nas notificações do SAPO Mag.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.