Depois de, na quarta-feira, a HBO ter lançado um site e um vídeo que anunciava a sua chegada a Portugal no dia 1 de setembro, as informações sobre os moldes em que a presença no nosso país assentaria foram poucas e originaram muita especulação.

Apesar das informações serem escassas, o retrato inicial parecia indicar que um canal pago iria chegar a Portugal e teria acordo com pelo menos um operador, a NOS (a informação legal do site referia a NOS Lusomundo TV, empresa responsável pelos canais TV Cine e Séries).

Mas, em declarações ao Económico e ao Correio da Manhã, a responsável pelo departamento de comunicação internacional da HBO, Anna Nicoll,  veio afinal dizer que não vai ser lançado qualquer canal nem nenhum ou serviço do operador em Portugal, confirmando apenas que a NOS Lusomundo TV tinha conseguido a licença para emitir os programas da estação em Portugal.

As dúvidas sobre como a HBO vai chegar a Portugal aumentam. A única certeza, de acordo com o vídeo partilhado pelo canal nas redes sociais, é que as principais produções da cadeira norte-americana deverão continuar na grelha de programação dos canais portugueses.

A NOS já remeteu explicações para a próxima semana mas, a confirmar-se que se trata apenas de um acordo de licenciamento, isso poderá apenas significar que mais programas da HBO chegarão a Portugal e que alguns possam mudar de "casa", como é o caso de "A Guerra dos Tronos", transmitida atualmente pelo canal SyFy.