Joana Seixas vai ser «Rita Ribeiro Fonseca» em «Laços de Sangue», a próxima novela da SIC que vai trabalhar em parceria com a TV Globo. A actriz mudou de visual e encontra-se a ensaiar afincadamente a nova personagem, que é vítima de frequentes ataques de pânico.

Como vai ser a sua personagem?

A minha personagem chama-se Rita Ribeiro Fonseca. É uma corretora de bolsa muito stressada e com o ritmo de trabalho que tem começa a ter ataques de pânico. Nos primeiros episódios vão haver acontecimentos dramáticos, que a vão fazer parar com tudo, e levá-la a mudar radicalmente de vida.

Não tem nada a ver consigo?

Não (risos). Nunca tive um ataque de pânico e tenho estado a fazer uma recolha de testemunhos a esse nível. Infelizmente, não é assim tão pouco comum como eu achava. Comecei a perguntar ao acaso e quase toda a gente já teve uma experiência, ou tem alguém conhecido que passou por isso.

Já se sente preparada para o papel?

Ainda estou um bocadinho ansiosa com esse dia de gravações porque a «Rita» vai ter um ataque de pânico forte no meio do trânsito, após receber uma notícia. Os primeiros cinco episódios da novela são muito fortes. Vai haver uma transformação violenta de todas as personagens. A novela é uma grande aposta da SIC com a TV Globo, a primeira coprodução, e estamos com grandes expectativas. Espero que corra tudo bem.

Está com um novo «look»?

Tive que mudar de visual para a novela, daí este cabelo curtinho com um «look» dos anos 20. Mas não me custa porque acho que o cabelo e o nosso corpo serve para podermos trabalhar a nossa imagem e nos diferenciarmos de personagem para personagem.

A nova imagem foi bem aceite pelos amigos e família?

Foi natural. As pessoas acham todas que estou muito mais nova (risos). O meu filho não liga nenhuma disse apenas: «Mãe tu cortaste o cabelo», com um ar normal. Para ele é na boa.

(Entrevista: Inês Costa/Foto: Bruno Raposo/SapoTV)