Dia 1 de fevereiro, às 22h50, estreia no Canal História "Microassassinos", nova série de produção própria. Em cada episódio, a investigadora espanhola Pilar Mateo vai mostrar a incidência e os potenciais perigos que a proliferação das doenças tropicais e a sua falta de controlo podem ter na sociedade, nos próximos anos.

A série documental segue a investigadora no seu percurso por África e pela América do Sul, locais onde estas doenças infeciosas foram especialmente cruéis. A investigação conduz Pilar Mateo ao epicentro de epidemias de ébola, doença de chagas ou malária, em países como a Libéria, o Gana, a Colômbia e a Bolívia.

Segundo o canal, a "produção mostra casos reais de doenças, dá a conhecer ações concretas levadas a cabo por profissionais e voluntários no terreno para controlar os surtos, apresenta números e dados sobre a repercussão destas epidemias e entrevista os principais investigadores nos laboratórios mais avançados da Suíça ou Estados Unidos, para compreender as causas, origem e o modo de propagação destas doenças".

 “Microassassinos mostra, de forma incisiva, acessível e cientificamente rigorosa os potenciais perigos que as doenças parasitárias representam. Graças a Pilar Mateo, referência neste campo científico, o canal História oferece informação pertinente para todos os espectadores interessados no ambiente que os rodeia, na saúde e nos grandes temas que põem em risco o bem-estar do mundo atual, em constante mudança”, refere Carolina Godayol, diretora geral do History Channel Iberia.

Os seis episódios vão para o ar todas as segundas-feiras, no canal História.