Para a oitava e última temporada de "A Guerra dos Tronos", a produção da série da HBO recorreu ao Sound Particles, um software áudio português, para criar o som da Batalha de Winterfell, a maior de sempre da história da televisão e do cinema.

"É sempre um prazer enorme ver o nosso trabalho a ser usado em produções de topo", frisa Nuno Fonseca, CEO da empresa, em comunicado.  "No caso do 'A Guerra dos Tronos' ainda tem um sabor mais especial", acrescenta.

O software da Sound Particles foi desenvolvido por Nuno Fonseca, docente da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG), do Instituto Politécnico de Leiria (IPL). Em nota enviada à imprensa, a empresa frisa que "o software áudio usa técnicas de computação gráfica aplicadas ao som, e que está a ser usado em todos os grandes estúdios de Hollywood".

O Sound Particles, vocacionado para profissionais de som nas áreas do entretenimento, utiliza sistemas de partículas de forma a criar facilmente milhares de sons em simultâneo, dando origem a efeitos sonoros de elevada complexidade, e em pouco tempo.

Esta tecnologia é especialmente vocacionada para grandes produções cinematográficas, tendo já sido utilizada, de acordo com o IPL, em filmes como a nova versão de "Poltergeist", "A Floresta", "The Walk: O Desafio", "Steve Jobs", "Batman V Super-Homem", "Tartarugas Ninja: Heróis Mutantes: O Romper Das Sombras", "O Dia da Independência: Nova Ameaça", "Caça-Fantasmas", "Os Sete Magníficos", entre outros.

"Com esta nova tecnologia, o computador consegue criar e gerir milhares de sons em simultâneo, conseguindo um resultado muito mais realista e com muito menos trabalho", explicou o docente, em 2017.

Newsletter

Fique a par de todas as novidades do SAPO Mag. Semanalmente. No seu email.

Notificações

Os temas quentes do cinema, da TV e da música estão nas notificações do SAPO Mag.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.